segunda-feira, 28 de outubro de 2013

JOGO 1823

PARTIDA NUM.: 1823 (ÉPICO)
COMPETIÇÃO: Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Campeonato Brasileiro - Fase de Classificação)


JOGO: Bahia 1 X 1 Santos (SP)
DATA: Domingo, 16 de novembro de 1969
LOCAL: Salvador-BA
ESTÁDIO: Governador Octávio Mangabeira (Fonte Nova)
JUIZ: Arnaldo César Coelho (RJ)
AUXILIARES: Bartolomeu Vaz Lordello (BA) e Valter Gonçalves (BA)
C. AMARELO: Na época ainda não existia
RENDA: NCr$ 189.909,00 (Recorde de renda)
PÚBLICO: 37.378 pagantes
GOL: Baiaco (Bah) e Jair Bala (San)
BAHIA: Jurandir; Mura, Adevaldo, Nildon Birro Doido e Paes; Amorim e Eliseu; Manézinho, Zé Eduardo (Sanfilippo), Carlinhos (Baiaco) e Arthur.
TREINADOR: Fleitas Solich (PAR)
SANTOS: Agnaldo; Turcão, Ramos Delgado, Djalma Dias e Rildo; Clodoaldo e Lima (Joel Camargo); Manoel Maria, Edu, Pelé e Abel (Jair Bala)
TREINADOR: Antônio Fernandes (Antoninho)

OBSERVAÇÃO: Décimo sexto jogo do Bahia no torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1969 (Robertão - Taça de Prata). Com esse resultado o Bahia terminou na sexta colocação do Grupo B, e assim não se classificou para fase final da competição. 

Desde 1959, quando começaram a decidir a I Taça Brasil, Bahia e Santos se tornou um clássico brasileiro, e para aquele partida válida pelo Robertão de 1969, além da grande rivalidade, um outro fato agitava a todos em Salvador, no Brasil e o mundo. Todos estavam ligados no que poderia acontecer naquele jogo devido existir a possibilidade do rei do futebol (o craque PELÉ) marcar o seu milésimo gol na Bahia, coisa que realmente só viria acontecer de pênalti, no jogo seguinte do Santos, dia 19/11, contra o Vasco no Maracanã - Vasco 1 X 2 Santos.

Durante toda semana antes da partida o goleiro Jurandir do Bahia foi mantido a distância da imprensa e no dia do jogo foi o último a entrar em campo em companhia do Técnico Fleitas Solich. Tudo isto para não perturbar o seu estado emocional. Vale lembrar que todos os repórteres de pista - do Brasil e do Mundo - se concentraram justamente atras do gol de Jurandir, aguardado assim poder registrar o momento do tão esperado gol mil do "rei".

O Jogo

O Bahia entrou com garra e determinação mantendo o placar em 0 X 0 até o final do primeiro tempo.

Segundo Tempo

No segundo tempo, por determinação do técnico Fleitas Solich o Bahia voltou com mais agressividade e menos recuado, melhorando a sua produção com a entrada do craque argentino Sanfilippo no lugar do meia Zé Eduardo, e do fantástico jovem volante Baiaco no lugar de Carlinhos.

Com a implacável marcação do inesquecível Baiaco (fez uma partida fantástica), o Bahia foi quem primeiro abriu o marcador a 5 minutos do final da partida, quando o jogador Rildo dos Santos perdeu a bola para o atacante tricolor Arthur, depois de tentar dar-lhe um drible. Arthur chutou então a bola rasteiro para dentro da defesa santista onde o fantástico Baiaco se encontrava, para com grande felicidade, emendar enviesado no canto direito do goleiro Aguinaldo, fazendo Bahia 1 X 0.

Pelé fez de tudo para marcar o seu milésimo gol durante esta partida na Bahia, mas devido a uma grande apresentação do goleiro Jurandir e graças ao meu tio (já falecido), o jogador "Nildon Birro-Doido" que, num lance maravilhoso, tirou a bola em cima da linha do gol após o chute do Pelé, o rei não conseguiu marcar o tão esperado gol mil neste jogo do Robertão contra o Bahia.

Porém aos 43 minutos, na única vez que o 'Rei' conseguiu deixar batido o goleiro Jurandir, ao encobri-lo, a bola teimosamente bateu na trave, e voltou para o jogador Jair Bala dominar de costas para o gol e empatar a partida com uma virada espetacular. 

Após o apito do juiz o Bahia entregou ao 'Rei' uma placa de platina e filete de Ouro com a seguinte inscrição: "A Pelé, maior artilheiro do mundo. Homenagem da Torcida do Bahia e do Esporte Clube Bahia".

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Vale fazer aqui uma correção histórica. Vários meios de comunicação do país tem divulgado nos últimos anos que o jogador Nildon Birro-Doido havia sido vaiado pela grande maioria do público que estava no estádio após ter salvo o gol em cima da linha, o que é uma fantasia e uma tremenda mentira. Na realidade ele foi aplaudido de pé pela torcida do Bahia presente no estádio que era a grande maioria, sendo na realidade vaiado pela pequena torcida santista enxertada pelos despeitados torcedores do Leãozinho da Barra (naquela época o Bahia era o único representante do estado no torneio) que estavam no estádio.

VÍDEOS:
 
 
 


FOTOS:
 
Célebre lance nesta partida em que o jogador do Bahia Nildon
'Birro-Doido' evita o que seria o milésimo gol de Pelé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário