terça-feira, 16 de setembro de 2014

GIBIRA

GIBIRA 

JOGADOR: Gibira
NOME: Luiz Carlos Vitali 
DATA DE NASCIMENTO: 04 de abril de 1946
LOCAL: Colatina-ES
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Atacante
PERÍODO: 1976 à 1978
JOGOS:
GOLS:
ORIGEM: Divisão de base do Juventude-RS, Atlético Clube e Flamengo-RJ
JOGO DE ESTREIA:
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA: Juventude-RS, Fluminense-RJ, Rio Branco-ES, Bonsucesso-RJ, Vitória-BA, Bahia

TÍTULOS NO CLUBE

Campeão Baiano de 1976, 1977 e 1978

OBSERVAÇÕES: O colatinense Gibira, como ficou conhecido pelos amigos ainda nos tempos de peladas, começou sua carreira aos 16 anos, passou pelo Rio Branco, mas se destacou nos maiores clássicos do futebol brasileiro, como o Fla x Flu e o BA x Vi. No último clássico, inclusive, ele jogou pelos dois lados. Pelos clubes baianos ele também disputou seis Campeonatos Brasileiros de 1972 a 1978.

Gibira começou sua carreira em 1963 no clube Juventude, onde permaneceu por pouco tempo, até se transferir para o Atlético Clube, em 1964. Dali seguiu para o Flamengo, onde ficou seis meses jogando na categoria juvenil. No início de 1965 Gibira estava perto de assinar seu contrato para ficar de vez no rubro-negro, mas o rival, Fluminense, foi mais rápido e comprou o jogador.

No tricolor carioca ele permaneceu dois anos antes de ser emprestado ao Rio Branco, em uma passagem rápida pelo futebol capixaba. No clube capa-preta, Gibira permaneceu apenas seis meses. Mas, antes de voltar para o time carioca, o ex-jogador foi campeão capixaba com a camisa alvinegra em 1966. E só não permaneceu no time por um desentendimento com o treinador da época.

De volta ao Rio de Janeiro, foi emprestado ao no Bonsucesso-RJ, Gibira mostrou o que realmente sabia fazer com a bola. Nesse clube, com uma repercussão e visibilidade menor, Gibira desenvolveu seu futebol, levando o Flamengo, mais uma vez, se interessar por ele. Mas o ex-jogador afirma que disse ‘não’ ao time de maior torcida do Brasil. “Eles me queriam e fizeram uma proposta para que eu jogasse no Flamengo. Mas a proposta seria por empréstimo, e eu não queria ser emprestado, e não acertei a transferência”.

Em 1971 chegou ao futebol baiano para defender as cores dos Urubus e um ano depois sagrou-se campeão baiano com o Leãozinho da Barra. Além do título estadual Gibira participou do Brasileirão pelos Urubus, entre 1972 a 1975.

Em 1976 o Gibira finalmente chegou ao Bahia, onde se tornaria ídolo da torcida e viria a conquistar três títulos baianos seguidos - o último deles em 1978, ano que o jogador resolveu pendurar as chuteiras. “Não gostava de ficar de fora dos jogos e comecei a perceber que jogadores menos habilidosos estavam no time titular enquanto eu estava no banco. Então, como já estava querendo parar, aproveitei para pendurar as chuteiras”, relatou o ex-jogador que se aposentou aos 33 anos.

FOTOS:

Campeões Baianos de 1976
Campeões Baianos de 1977

Nenhum comentário:

Postar um comentário