terça-feira, 16 de setembro de 2014

PIOLHO

PIOLHO

JOGADOR: Piolho
NOME: Antônio Jesuíno da Silva
DATA DE NASCIMENTO: 10 de julho de 1948
LOCAL: Vitória da Conquista-BA
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Atacante
PERÍODO: 1974
ID CBF:
JOGOS:
GOLS:
ORIGEM: Divisão de base do Humaitá-BA
JOGO DE ESTREIA:
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA:  Humaitá-BA, Conquista, Vitória-BA, Bahia, Atlético-BA, Fluminense de Feira-BA, Leônico-BA

TÍTULOS NO CLUBE

Campeão Baiano de 1974

OBSERVAÇÕES: Revelado pelo Humaitá da cidade de Vitória da Conquista-BA, Piolho era um jogador rápido nos deslocamentos, bom controlador de bola e tinha grande impulsão e sempre jogava de cabeça erguida. Foi lapidado pelo treinador Raul Betancourt do Conquista, e só driblava quando o necessário. Formou na época com Naldo, uma das melhores duplas ofensivas do futebol da Boa Terra. Tabelavam a partir do meio do campo em velocidade e com poucas passadas, sempre aparecendo na cara do goleiro, o que fez de Piolho o grande goleador do Campeonato Estadual da Bahia, em 1967.

Piolho, com suas arrancadas e seus gols, encantava a torcida de sua cidade natal e de outros clubes, como o Cruzeiro-MG, que uma vez mandou um representante buscar o jogador em Vitória da Conquista, num jatinho fretado. Mas o jatinho ficou cinco horas parado no aeroporto, para depois voltar sem o passageiro pretendido; pois para atender aos apelos de sua mãe Piolho decidiu não abandonar Vitória da Conquista. E, a partir daí, veio a fase ruim. Duas operações para extrair meniscos e várias contusões.

Em 1973 Piolho foi emprestado aos Urubus da capital para o Campeonato Baiano daquele ano, mas só veio a jogar poucas vezes pelo Rubro negro baiano.

Finalmente em 1974 Piolho chegou ao Bahia, substituindo Picolé, que havia sido dispensado pelo clube por ser muito dispendioso. Piolho foi titular até se machucar e o time contratou Mickey, que ficou no seu lugar. Mas na final quem se machucou foi Mickey e Piolho entrou para ganhar o campeonato, marcando o gol do título de Campeão Baiano de 1974.

O jogador teve ainda uma passagem pelo Atlético de Alagoinhas, Fluminense de Feira e Leônico, vindo a encerrar a sua carreira em 1976 no clube que o lançou, ou seja, o Humaitá.

FOTO:

Campeões Baianos de 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário