terça-feira, 16 de setembro de 2014

RICARDO LONGHI

RICARDO LONGHI

JOGADOR:
 Ricardo Longhi
NOME: Ricardo Longhi
DATA DE NASCIMENTO: 25 de setembro de 1953
LOCAL: São Paulo-SP
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Lateral-Esquerdo
PERÍODO: 1978
JOGOS:
GOLS:
ORIGEM: Divisões de Base do São Paulo-SP e do Palmeiras-SP.
JOGO DE ESTREIA:
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA:  Palmeiras-SP, Paysandu-PA, Juventude-RS, Nacional-SP, São Paulo-SP, Bahia, Santo André-SP, Goiás-GO, Leônico-BA, Grêmio Maringá-PR, Itaibaiana-SE e Pinheiros-PR.

TÍTULOS NO CLUBE

Campeão Baiano de 1978 
 
OBSERVAÇÕES: 'Ricardo Longhi', foi um ótimo lateral-esquerdo que foi campeão paulista pelo Palmeiras-SP em 1976. Natural de São Paulo, do bairro da Lapa, depois de uma passagem pelo juvenil do São Paulo-SP, 'Ricardo' foi  revelado pelo Palmeiras na Copa São Paulo de 1973 ainda como juvenil, porém como muitos outros garotos talentosos daquela divisão de base esmeraldina, 'Ricardo' não teve chance no Verdão, que na ocasião tinha uma equipe fortíssima e um elenco praticamente "fechado".

Diante disto, em 1974 foi emprestado ao Paysandu-PA em 1974, onde jogou, entre outros, ao lado do saudoso 'Adilson Miranda' (1950-1980), sendo vice-campeão paraense. Ainda com passe vinculado ao Palmeiras, 'Ricardo' acabou sendo emprestado novamente, e desta vez para o Juventude-RS, onde conquistou a Copa Governador do Estado (exclusiva para equipes do interior), derrotando na final (por pênaltis) o Caxias, que tinha como zagueiro 'Luiz Felipe Scolari', que mais tarde se tornaria o famoso 'Técnico Felipão'.
 
Em 1975, 'Zeca', então titular da lateral-esquerda do Palmeiras, teve uma séria contusão no joelho e passou por uma (mal) sucedida cirurgia, o que fez 'Donizetti' ser galgado à titularidade. Porém, 'Dino Sani', então técnico do Palmeiras, não estava satisfeito, e chamou dois jovens para que cada um fizesse três partidas pela equipe titular, deixando claro que se não aproveitassem a chance seriam emprestados. 'Ricardo' foi muito bem na disputa de posição com 'Valdir', e acabou jogando por toda a temporada de 1976. Já 'Zeca', por sua vez, sofrendo com o joelho, retornou em um clássico com o Corinthians em 1977 e novamente sentiu a contusão, em uma dividida com 'Zé Maria', o que o fez abandonar o futebol.

Depois de ter passado pelo Nacional-SP e pelo São Paulo-SP, em 1978 finalmente o lateral-esquerdo 'Ricardo Longhi' chegava ao Tricolor de Aço, onde ele se tornaria ídolo da torcida baiana, conquistaria o título de 'Campeão Baiano' daquela ano e disputaria o Brasileiro da temporada.

Posteriormente, após deixar o Tricolor da Boa Terra, Ricardo passaria ainda por vários clubes do futebol brasileiro, até encerrar a sua carreira como jogador em 1986, quando de sua segunda passagem pelo Paysandu-PA.

Como Treinador
 
Após o final de sua carreira, Ricardo Longhi fez estágio no Nacional, da Comendador Souza, e no São Paulo Futebol Clube com o treinador Cilinho e como treinador, veio a conquistar pela categoria Máster do Jaraguá Clube Campestre, a Copa Caribe 2006, realizada em Cancún, no México. S:
 
 
FOTOS:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário