terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ANDERSON TALISCA

ANDERSON TALISCA

JOGADOR: Anderson Talisca
NOME: Anderson Souza Conceição
DATA DE NASCIMENTO: 01 de fevereiro de 1994
LOCAL: Feira de Santana-BA
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Meia-Atacante
PERÍODO: 2013 e 2014
ID CBF: 344704
JOGOS: 
GOLS: 
ORIGEM: Divisão de Base do Vasco e do Bahia
JOGO DE ESTRÉIA: 
JOGO DE DESPEDIDA:

CLUBES NA CARREIRA: Bahia, Benfica-POR

TÍTULOS NO CLUBE

Campeão Baiano de 2014

OBSERVAÇÃO: Formado nas categorias de base do Bahia, onde chegou em 2009 vindo das categorias de Base do Vasco-RJ, o jovem Talisca fez sua estreia como profissional com apenas 18 anos em 19 de janeiro de 2013 em um jogo do tricolor pelo Campeonato do Nordeste contra o Itabaiana, partida esta que terminou 3 a 2 para o Bahia, e seu primeiro gol pelo profissional foi matcado na um partida contra o Juazeiro em jogo válido pelas semifinais do Campeonato Baiano daquele mesmo ano.

Talisca estreou pelo Campeonato Brasileiro jogando contra Corinthians em 7 de julho de 2013, partida esta vencida pelo time do Parque São Jorge por 2 a 0, e marcou seu primeiro gol no Brasileirão na partida contra o São Paulo ocorrida no Estádio do Morumbi, jogo este que terminaria 2 a 1 para o Tricolor Baiano. Em 1 de dezembro, o jovem Talisca marcou diante do Cruzeiro, em pleno Mineirão, pelo penúltima rodada do Brasileirão (aos 44 minutos do segundo tempo) o segundo gol na vitória do Bahia por 2 a 1, gol este que garantiu o time na primeira divisão, sendo a primeira vez que o tricolor venceu a raposa no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro em 21 partidas disputadas. Assim sendo ainda carimbou a faixa do time de Minas que tinha recebido a taça de campeão brasileiro daquela temporada.

Já Em 2014, Talisca paraticou um futebol acima da média, sendo destaque não só na mídia baiana, como também na mídia nacional. Talisca se tornou referência para cobranças de falta, e chutes de fora da área. Foi eleito craque do Campeonato Baiano de 2014, torneio que o Bahia sagrou-se campeão pela 45ª vez. Nele, Talisca se firmou como craque do time ao ser decisivo em jogos como o triunfo de virada contra o Vitória da Conquista, na cidade homônima, com 2 belos gols de falta, e também os dois jogos finais do torneio, onde ele fez um dos gols do triunfo na Arena Fonte Nova, e fez grande exibição no segundo jogo, garantindo o título ao Bahia.

No Campeonato Brasileiro de 2014, a jovem revelação do Bahia começou bem: até a pausa para a Copa do Mundo, sendo o jogador que mais finalizou a gol no torneio, e marcou gols importantes para o tricolor, como o de falta de um empate contra o Flamengo, nos acréscimos, jogando fora de casa. Com esse grande futebol, e o Bahia cada vez mais evidente na mídia nacional e internacional, Talisca despertou o interesse de clubes europeus, como a Udinese, da Itália, Standard Liège, da Bélgica, e Arsenal, da Inglaterra, ficando assim evidente que a jovem promessa do Bahia não ia demorar muito no clube.Não deu outra, e infelizmente para a torcida tricolor em julho de 2014, o jovem Anderson Talisca foi vendido para ao Benfica de Portugal, que desembolsou o valor de € 4 milhões (cerca de R$ 12,04 milhões) pelo jogador do Bahia.

No dia 18 de julho, Talisca estreava pelo clube português marcando o seu primeiro gol pelo Benfica, em jogo valido pela semifinal da Taça de Honra (1 X 0) contra Estoril. Na final, contra o Sporting, a equipe de Talisca viria a perder a partida por 1 X 0.

O jogador que recebeu o prêmio de melhor jogador deste torneio foi escolhido como destaque na pré-temporada, e virou titular do time do técnico Jorge Jesus, formando o meio-campo com os argentinos Nicolás Gaitán, Enzo Pérez e Eduardo Salvio.

Já em 12 de setembro, Talisca fez um hat-trick (três gols em um jogo) jogando contra o Vitória de Setúbal, em jogo que terminou 5 X 0 para o Benfica. Já em 27 de setembro, Talisca fez 2 gols contra o Estoril em jogo que terminou 3X2 para o seu clube. Nesse jogo, Talisca mostrou sua habilidade ao pegar a bola no meio-campo e se livrar de quatro adversários e tocar na saída do goleiro. Em 5 de outubro, dia do 114º aniversário da implantação da Republica em Portugal, Talisca voltou a faturar gols importantes, marcando o 1º gol de 4 com que o Benfica ganhou do Arouca por 4 a 0, na 7ª rodada do Campeonato Português, e em em 4 de novembro, Talisca viria a marcar o seu primeiro gol pela Liga dos Campeões da UEFA na quarta rodada do Grupo C, em partida que o Benfica venceu o Monaco por 1 a 0.

Diante de tal atuação em gramados de Portugal e da Europa, Talisca e o Benfica receberam propostas de grandes clubes europeus, como o Chelsea, Arsenal, Manchester City e Manchester United. Tanta atenção recebeu a ascensão meteórica do jovem brasileiro, que veio provocar um desentendimento de José Mourinho, técnico do Chelsea, e o técnico Jorge Jesus do Benfica, quando Mourinho afirmou: “o Talisca só não está na Inglaterra porque não tem o work permit [licença de trabalho], se não estaria lá. Há muitas equipes grandes e importantes que queriam o Anderson Talisca, e muitos tentaram contratá-lo mesmo sabendo que ele não poderia jogar na Inglaterra”. Em reposta o treinador do Benfica respondeu: “Conheciam tanto o Talisca como eu o D'Artagnan”.

FOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário