PARTIDA NUM.: 256 (ÉPICO)
COMPETIÇÃO: Amistoso Estadual
JOGO: Bahia 10 X 1 Vitória (BA)
DATA: Sexta-feira, 08 de dezembro de 1939
LOCAL: Salvador-BA
ESTÁDIO: Arthur Rodrigues de Moraes (Campo da Graça)
JUIZ: Anísio Silva (BA)
AUXILIARES: Não disponível
C. AMARELO: Na época ainda não existia
RENDA: Não disponível
PÚBLICO: Não disponível
RENDA: Não disponível
PÚBLICO: Não disponível
GOLS: Vareta (5), Tintas, Nelson, Antenor, Luiz Viana e Nandinho (Bah) e Mozart (Vit)
BAHIA: Menezes, Heitor e Serra; General, Munt e Gia; Antenor, Tintas (Luiz Viana), Nelson (Nandinho), Vareta e Jorge.
TREINADOR: Não disponível
VITÓRIA: Otto Scheppi (Henriquinho), Umbelino e Bubu (Heitor); Bengalinha, Mesquita e Zezé Catharino; Mozart (Nilo), Durval, Manoelito (Siri), Raul e Vavá Tourinho (Francisco).
TREINADOR: Não disponível
OBSERVAÇÃO: Esse jogo foi realizado no dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, acertado que foi pelas diretorias dos dois clubes como uma espécie de Tira-Teima do ano, já que até aquela data o Bahia e o Vitória já haviam se enfrentando em três oportunidades, sendo que no primeiro encontro em 04/06, durante a realização do Torneio Inicio, a partida terminou em 1x1, e nos dois encontros seguintes pelo Campeonato Baiano houve uma vitória para cada clube, ou seja 3X1 para o Bahia em 23/07 e 5X2 para o Vitória em 22/10.
O Jogo
O Bahia fez um primeiro tempo arrasador aplicando 3 X 1 nos rubro-negros, com gols de Tintas, Vareta e Nelson respectivamente, descontando Mozart para o Vitória.
Segundo Tempo
Para o segundo tempo o Vitória retornou com o goleiro Henriquinho no lugar do Otto Scheppi e a emenda saiu pior do que o soneto.
Aos 9 minutos Antenor fez o quarto gol do Bahia e aos 22 minutos foi a vez de Vareta marcar o seu segundo gol na partida fazendo Bahia 5 X 1.
Dos 30 aos 40 minutos, o Bahia fez a festa, marcando mais quatro gols através de Vareta (2), Viana e Nandinho respectivamente, e quando a torcida tricolor já festejava no Estádio da Graça 'conformada' com os 9 X 1, o carrasco do rubro-negro, Vareta, fez o seu quinto gol nesta terceira goleada 'arranha-Céus' do Bahia sobre o Leãozinho da Barra em apenas dois anos.
Consta que a torcida tricolor saiu do Estádio da Graça em estado de graça direto para os festejos da Conceição, onde a navalha e o cacete predominavam, além dos bailes pastoris na Ladeira da Preguiça, e o regalo de iguarias como a caruru, o efó, o acarajé, além dos refrescos, das frutas e da cerveja nas barracas de Herundina, de Pompilia, de Vicência, Clementina, Miquelina, Mãezinha e Benta, quituteiras afamadas daquela época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário