RONALDO MARQUES
NOME: Ronaldo Marques Sereno
DATA DE NASCIMENTO: 14 de março de 1962
LOCAL: Além Paraíba-MG
DATA DE FALECIMENTO:
LOCAL:
POSIÇÃO: Centroavante
PERÍODO: 1985 e 1987
ID CBF: 80228
JOGOS:
GOLS:
ORIGEM: Divisão de Base do Flamengo-RJ.
JOGO DE ESTREIA:
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA: Flamengo-RJ, Ponte Preta-SP, Botafogo-SP, Atlético-GO, Santos-SP, Bahia, Cruzeiro-MG, Grêmio-RS, Portuguesa-SP, Noroeste-SP, Corinthians-SP, Inter de Limeira-SP, Fortaleza-CE, São Carlense-SP, América-RJ, Yanmar Diesel-JAP, Ulsan Hyundai-COS
CLUBES NA CARREIRA: Flamengo-RJ, Ponte Preta-SP, Botafogo-SP, Atlético-GO, Santos-SP, Bahia, Cruzeiro-MG, Grêmio-RS, Portuguesa-SP, Noroeste-SP, Corinthians-SP, Inter de Limeira-SP, Fortaleza-CE, São Carlense-SP, América-RJ, Yanmar Diesel-JAP, Ulsan Hyundai-COS
TÍTULOS NO CLUBE
* Campeão Baiano de 1987
OBSERVAÇÕES: Alguns chegaram a
compará-lo com Roberto Dinamite, principalmente por causa da fisionomia. Porém
a verdade é que Ronaldo Marques, não foi tão famoso quanto o artilheiro do
Vasco, mas nem por isso deixou de marcar gols com diversas camisas.
Nascido em Além Paraíba (MG), Ronaldo Marques começou a se destacar no Flamengo, mas não conseguiu se firmar como titular no time da Gávea. Depois do rubro-negro, o centroavante atuou por outras grandes equipes, entre elas a Ponte Preta, o Santos (onde fez parte do elenco campeão paulista de 84), o Grêmio, Portuguesa, o Bahia e o Cruzeiro.
Em 1988, ele se transferiu para o Noroeste de Bauru. O centroavante, que tinha como um dos companheiros de ataque o ponta-esquerda Baroninho (ex-Palmeiras e Flamengo), não decepcionou no interior paulista. Chegou a brigar pela artilharia do estadual e despertou o interesse de grandes clubes paulistas.
O Corinthians, que havia negociado Edmar com o Pescara, da Itália, decidiu investir em Ronaldo Marques. O adversário dele na briga pela camisa 9 foi o jovem Viola, que estava em Lua de Mel com a torcida alvinegra. O motivo desta paixão é que Viola, com apenas 19 anos, havia o marcado o gol que garantiu o 20º título paulista.
Além da concorrência de Viola, Ronaldo Marques enfrentou problemas de relacionamento com o técnico José Carlos Fescina e por isso não teve muitas oportunidades de jogar com a camisa alvinegra. Fez apenas 16 partidas pelo Timão e marcou dois gols.
Voltou ao Noroeste, emprestado, no ano seguinte. Seguiu marcando gols pelo time Bauru, por pouco não foi o artilheiro do estadual e depois do Paulistão de 89 foi envolvido em uma troca com a Internacional de Limeira. Para trazer o meia Eduardo (ex-Cruzeiro), o Corinthians liberou para a Inter o meia Edmundo e Ronaldo Marques.
Depois da Inter, o centroavante passou por Fortaleza (apenas três meses) e voltou para o Noroeste. "Sou o maior artilheiro da história do Noroeste", fala com orgulho o ex-centroavante, que também defendeu o América do Rio, o Sãocarlense -SP, o Yanmar Diesel do Japão e o Hyundai, da Coréia, onde encerrou a carreira em 1994.
FOTOS:
![]() |
| Campeões Baianos de 1987. |



Nenhum comentário:
Postar um comentário