quinta-feira, 29 de maio de 2025

JOGO 5578

PARTIDA NUM.: 5578 
COMPETIÇÃO: Copa Libertadores da América - Fase de Grupos (Grupo F) - Jogo de Volta

                                             

JOGO: Bahia 1 X 2 Internacional (RS)
DATA: Quarta-feira, 28 de maio de 2024
LOCAL: Porto Alegre-RS
ESTÁDIO: José Pinheiro Borda (Beira-Rio)
JUIZ: Facundo Raúl Tello Figueroa (FIFA/ARG)
AUXILIARES: Juan Pablo Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
QUARTO ÁRBITRO: Sebastian Zunino (ARG)
ÁRBITRO DE VÍDEO: Hector Paletta (ARG)
C. AMARELO: Luciano Juba (Bah) e Fernando e Wesley (INT)
RENDA: R$ 1.232.653,00
PÚBLICO: 31.313 pagantes e 33.712 total
GOLS: Jean Lucas (Bah) e Vitinho e Rafael Borré (Int)
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Nicolás Acevedo), Jean Lucas (Kayky), Everton Ribeiro (Michel Araújo) e Cauly Oliveira (Ademir); Erick Pulga e Willian José (Lucho Rodríguez).
TREINADOR: Rogério Ceni
INTERNACIONAL: Anthoni; Aguirre, Vitão, Juninho e Bernabei (Ramon); Fernando, Bruno Henrique (Thiago Maia) e Alan Patrick; Gustavo Prado (Vitinho), Rafael Borré (Lucca) e Wesley (Ronaldo).
TREINADOR: Roger Machado
 
OBSERVAÇÃO: Décimo jogo do Bahia nesta quarta participação do Tricolor Baiano na Copa Libertadores da América. Em mais uma noite frustrante para o torcedor tricolor, o Bahia foi derrotado por 2 a 1 pelo Internacional-RS, na quarta-feira (28/05), atuando no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. A partida, válida pela última rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2025, marcou a eliminação do time baiano da competição continental. O gol do Bahia foi marcado pelo meia 'Jean Lucas', enquanto 'Vitinho' e 'Rafael Borré' anotaram os tentos da equipe gaúcha.
 
Com o resultado, o Tricolor terminou a fase de grupos na terceira colocação do Grupo F, com sete pontos, e deu adeus à Libertadores. No entanto, garantiu uma vaga nos playoffs da Copa Sul-Americana, onde seguiria sua campanha internacional em 2025.
 
O JOGO
 
Debaixo de muita chuva na capital gaúcha, o Internacional começou pressionando, mas o Bahia conseguiu equilibrar as ações ainda nos primeiros minutos. O Esquadrão de Aço teve mais posse de bola, porém criou poucas chances claras na primeira etapa. A melhor oportunidade veio aos 30 minutos, quando o meia 'Cauly Oliveira' puxou contra-ataque e serviu 'Jean Lucas', que invadiu a área e finalizou com força, mandando a bola rente à trave.
 
Segundo Tempo
 
A etapa final começou mais movimentada. Aos nove minutos, o tacante 'Willian José' arriscou de fora da área, o goleiro gaúcho 'Anthoni' espalmou, e 'Jean Lucas' aproveitou o rebote para abrir o placar: IINTERNACIONAL 0 X 1 BAHIA.
 
No entanto, demonstrando uma vez mais o despreparo emocional a falta de foco do seu elenco, a vantagem tricolor duraria pouco. Apenas dois minutos depois, em uma falha defensiva do Tricolor da Boa Terra, o jogador 'Vitinho' recebeu dentro da área e empatou para o Colorado Gaúcho: INTERNACIONAL 1 x 1 BAHIA.
 
O Tricolor tentou reagir, mas sentiu o golpe. Aos 31 minutos, 'Rafael Borré' aproveitou nova desatenção da defesa baiana e virou o jogo para o clube gaúcho: INTERNACIONAL 2 X 1 BAHIA.
 
Mesmo atrás no placar, o Bahia não desistiu, e 'Michel Araújo' quase empataria nos minutos finais com um chute forte, mas o goleiro 'Anthoni' fez grande defesa e garantiu a vitória gaúcha.
 
E assim com o fim da fase de grupos, o Bahia se despediu da Libertadores após esse resultado, mas voltaria as suas atenções para a Sulamericana, onde ainda teria chances de seguir avançando no cenário continental.
 
VÍDEOS:
 

Preleção com jogadores no Hotel.

Saída do hotel da equipe do Bahia para o estádio Beira Rio.

Entrevista coletiva pós-jogo do técnico Rogério Ceni - 28/05/2025.


FOTOS:
 







segunda-feira, 26 de maio de 2025

JOGO 5577

PARTIDA NUM.: 5577
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro da Série-A (Jogo de Ida)

 
JOGO: Bahia 0 X 1 Grêmio (RS)
DATA: Domingo, 25 de maio de 2025
LOCAL: Porto Alegre-RS
ESTÁDIO: Arena do Grêmio
JUIZ: Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ)
AUXILIARES: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (MTR/RJ) 
QUARTO ÁRBITRO: Bruno Mota Correia (AB/RJ)
ASSESSORA: Simone Xavier de Paula e Silva (RJ)
INSPETORA: Eveliny Pereira de Almeida da Silva (SP)
ÁRBITRO DE VÍDEO: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (FIFA/MG)
AUXILIARES DE VÍDEO: Frederico Soares Vilarinho (AB/MG) e Adriano Barros Carneiro (AB/MA)
OBSERVADOR DE VAR: Claudio José de Oliveira Soares (CBF/RJ)
QUALITY MANAGER: Maria Victoria Benetti Vargas (RJ)
C. AMARELO: David Duarte, Ramos Mingo, Everton Ribeiro e Caio Alexandre (Bah) e Franco Cristaldo, Francis Amuzu, Pavón e Aravena (Grê)
RENDA: R$ 883.424,00
PÚBLICO: 14.050 total
GOL: Martin Braithwaite (pên) (Grê)
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto (Santiago Arias), David Duarte, Ramos Mingo, Luciano Juba; Caio Alexandre, Michel Araujo (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Kayky); Cauly Oliveira (Iago Borduchi), Erick Pulga e Lucho Rodríguez (Willian José).
TREINADOR: Rogério Ceni
GRÊMIO: Tiago Volpi; Marlon, Kannemann, Wagner Leonardo e João Pedro (Ronald); Dodi e Villasanti; Francis Amuzu (Pavón), Franco Cristaldo (Gustavo Martins) e Cristian Olivera (Aravena); Martin Braithwaite (Arezo).
TREINADOR: Mano Menezes
 
OBSERVAÇÃO: Décimo jogo do Bahia no Campeonato Brasileiro da Série-A de 2025. O Esquadrão de Aço perdeu para o Grêmio-RS por 1 X 0 na manhã deste dia 25/05 (domingo), jogando na Arena do Grêmio em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro da Série-A de 2025. O gol do adversário foi marcado por 'Martin Braithwaite', após uma cobrança de pênalti absurda inventada pelo juiz da partida, o 'Sr. Bruno Arleu de Araújo'.
 
E com este resultado, o Bahia acabou perdendo uma posição, passando a ocupar a sétima posição na tabela de classificação da competição, com 15 pontos conquistados.
 
O destaque positivo dessa partida foi a boa presença do torcida do Bahia na Arena do Grêmio (veja abaixo), nada que na verdade surpreenda, já que o Esquadrão de Aço jamais joga sozinho.
 

Já o grande destaque negativo dessa partida, foi justamente protagonizado pelo palhaço juiz do jogo, o 'Sr. Bruno Arleu de Araújo', responsável por confirmar a marcação de um pênalti inexistente e absurdo (veja abaixo), mesmo após ter sido chamado pelo VAR para rever a sua marcação. É bem verdade que o Bahia não perdeu o jogo para o clube gaúcho somente por esse desatino da arbitragem, afinal, teve diversas oportunidade de matar a partida, mas não foi efetivo nas finalizações. Entretanto, o jogo que provavelmente caminharia para um melancólico empate, infelizmente foi impedido de chegar a este resultado pelo erro estúpido deste palhaço que deveria ser expulso da arbitragem Brasileira. Vale inclusive lembrar que não é a primeira vez que o Bahia é prejudicado em terras gaúchas por erros absurdos de arbitragens em partidas tanto contra o Grêmio quanto contra o Internacional, e por isso estávamos temerosos que isso viesse acontecer novamente, não deu outra.
 

O JOGO
 
Aos 7 minutos, o Bahia criou a primeira chance de gol. Após uma jogada pela esquerda com o 'Michel Araújo e o 'Erick Pulga', aconteceu um escanteio para o Esquadrão. O meia 'Cauly Oliveira' cobrou para área gaúcha e o zagueiro 'David Duarte' cabeceou com perigo para o gol do goleiro 'Tiago Volpi'.
 
Sete minutos depois, aos 14, aconteceu a melhor chance do Esquadrão de Aço até então, quando o meia 'Everton Ribeiro' achou seu companheiro de ataque 'Lucho Rodríguez' livre no meio da área, mas infelizmente o camisa 17 ajeitou e finalizou a bola foi para fora.
 
Aos 18 minutos, mais uma chance do 'Lucho Rodríguez', e dessa vez, o atacante recebeu do lateral 'Gilberto' na direita, tirou do goleiro, mas a finalização saiu para fora novamente.
 
O Bahia continuou chegando no ataque, especialmente com as movimentações pelo meio de 'Everton Ribeiro' e 'Caio Alexandre'. Aos 28 minutos, 'Caio Alexandre' serviu ao 'Lucho', que sofreu falta pela direita. Na cobrança, o lateral-esquerdo 'Luciano Juba' cobrou e o goleiro gremista 'Tiago Volpi' espalmou. No rebote, o zagueiro 'David Duarte' acabou finalizando por cima do travessão, perdendo mais uma ótima oportunidade.
 
Mas não ficou nisso, pois aos 44 minutos, 'Michel Araujo', 'Erick Pulga' e o 'Cauly Oliveira' trabalharam pela esquerda e após essa boa troca de passe o camisa 8 finalizou de canhota, mas a infelizmente bola passou por fora do gol.
 
Segundo Tempo
 
Na segunda etapa, a primeira jogada mais aguda do Bahia aconteceu aos sete minutos, pela esquerda com o atacante 'Erick Pulga'. Ele avançou pela linha de fundo e levantou a bola na área. Na finalização do meia 'Everton Ribeiro' a bola é bloqueada.
 
Aos 15 minutos, o Grêmio abriria o placar com o gol de pênalti, após a marcação absurda do palhaço juiz da partida, gol este que foi convertido pelo 'Martin Braithwaite'.
 
Depois do absurdo lance que gerou gol gremista, os donos da casa se fecharam e o Bahia teve ainda mais dificuldade de chegar ao ataque. Aos 38 minutos, em uma tabela com o atacante 'Willian José', o lateral 'Luciano Juba' teve mais uma oportunidade de empatar a partida, saindo de cara para o gol, porém chutou a bola foi para fora. E assim não houve tempo para mais nada e o Bahia perdeu mais uma vez em Porto Alegre com a ajuda de um juiz questionável.
 
VÍDEOS:
 
 
Preleção com os jogadores no hotel em Porto Alegre.
 
Saída do hotel da equipe do Bahia.
 
Chegada da equipe do Bahia ao estádio Arena do Grêmio.
 
Entrevista coletiva pós-jogo do Técnico Rogério Ceni - 25/05/2025.
 
 
FOTOS: 





sexta-feira, 23 de maio de 2025

JOGO 176

PARTIDA NUM.: 176
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino da Série-A1 - 2025 (Primeira Fase)


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
JOGO: Bahia 2 X 0 Sport (AL)
DATA: Quinta-feira, 22 de maio de 2025
LOCAL: Recife-PE
ESTÁDIO: Ilha do Retiro
JUÍZA: Ruthyanna Camila Medeiros da Silva (AB/PB)
AUXILIARES: Karla Renata Cavalcanti de Santana (AB/PE) e Priscilla Fernandes E Silva (CD/PE)
QUARTO ÁRBITRO: Michelangelo Martins de Almeida Junior (AB/PE)
ANALISTA DE CAMPO: Marcelino Castro de Nazaré (PE)
C. AMARELO: Rhaizza (Bah) e Marcelinha e Mara Clara (Spo)
RENDA: Não Disponível
PÚBLICO: Não disponível
GOLS: Cássia e Wendy Carballo (Bah)
BAHIA: Yanne; Mila Santos (Kaiuska), Tchula, Natalie Nalon e Ary; Suelen, Ángela Gómez (Mari Pires) e Vilma; Ju Oliveira (Luana Rodrigues), Cássia (Gica) e Rhaizza (Wendy Carballo).
TREINADOR: Felipe Freitas
SPORT: Nanda; Alessandra (Bruna), Maria Clara, Débora Xavier e Marcelinha; Andréia, Jaque e Taissinha (Hayla); Bianquinha (Kaline), Layza (Isis) e Gessica (Greyce Barros).
TREINADORA: Keila Lima
 
OBSERVAÇÃO: Décimo segundo jogo do Bahia no Campeonato Brasileiro Feminino da Série-A1 de 2025. As Mulheres de Aço venceram o Sport-PE por 2 a 0 na quinta-feira (22/05), jogando no Estádio da Ilha do Retiro, em Recife, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1. Os gols tricolores foram marcados pelas atacantes 'Cássia' e 'Wendy Carballo', um em cada tempo.
 
Com o resultado, o Bahia chegou aos 17 pontos e, naquele momento, ocupava a 7ª colocação na tabela, dentro da zona de classificação para a segunda fase da competição. A vitória também garantiu matematicamente a permanência da equipe na elite do futebol feminino nacional em 2026.
 
O campeonato agora entraria em pausa por conta da "Data FIFA" e seria retomado no dia 8 de junho, quando o Bahia então enfrentaria a Ferroviária-SP, em Salvador, pela 13ª rodada da competição.
 
O JOGO
 
O Sport começou melhor, criando boas oportunidades nos minutos iniciais, mas o Bahia rapidamente equilibrou as ações. Aos 33 minutos, a zagueira tricolor 'Natalie Nalon' avançou pelo meio e encontrou a atacante 'Cássia' com um belo passe em profundidade. A camisa 9 ficou cara a cara com a goleira 'Nanda' e finalizou com precisão, abrindo o placar para o Tricolor de Aço: SPORT 0 X 1 BAHIA, placar que se manteve até o fim da primeira etapa.
 
Segundo Tempo
 
Na segunda etapa, o Bahia voltou pressionando. Logo aos 3 minutos, a meia 'Vilma' cruzou na área, a bola explodiu na trave e, no rebote, a zagueira 'Tchula' tentou completar para o gol, mas acertou o travessão novamente.
 
Já aos 7 minutos, a tricolor 'Ju Oliveira' recebeu pela direita e cruzou para atacante 'Wendy Carballo', que finalizou de primeira com perigo, mas a bola saiu por cima do gol.
 
O gol que definiu a partida veio aos 40 minutos. Após diversas chances desperdiçadas, a atacante 'Wendy Carballo' recebeu dentro da área e não desperdiçou, ampliando o placar: SPORT 0 X 2 BAHIA. Com isso, as Mulheres de Aço confirmaram o triunfo e a permanência na Série A1 do Campeonato Brasileiro de 2026.
 
VÍDEOS:
 
Chegada da equipe do Bahia ao estádio da Ilha do Retiro.
 
Aquecimento da equipe do Bahia antes do inicio da partida.
 
Primeiro gol do Bahia da atacante Cássia.
 
Segundo gol do Bahia da atacante Wendy Carballo.

Mensagens pós-jogo das atacantes Cássia e Wendy Carballo, artilheiras da partida.

Nascida no Recife, a lateral 'Mila Santos' contou com uma torcida especial no triunfo sobre o Sport.

Coletiva pós-jogo do técnico Felipe Freitas - 22/05/2025.



FOTOS: