sexta-feira, 1 de novembro de 2013

NILDON

NILDON

 

JOGADOR: Nildon (Birro-Doido)
NOME: Nildon Carlos Braga Veloso
DATA DE NASCIMENTO: 31 de março de 1941
LOCAL: Maragogipe-BA
DATA DE FALECIMENTO: 18 de outubro de 2008
LOCAL: Salvador-BA
POSIÇÃO: Zagueiro e Lateral-Direito
PERÍODO: 1967 à 1970
ID CBF: 29493
JOGOS: 83 partidas
GOLS: Nenhum
ORIGEM: Divisão de base do Colo-Colo de Ilhéus-BA
JOGO DE ESTREIA: Bahia 0 X 1 Vitória-BA em partida válida pelo Campeonato Baiano de 1967 realizada no dia 27/08/1967.
JOGO DE DESPEDIDA: Bahia 1 X 1 Galícia-BA em partida amistosa realizada no dia 07/06/1970.
CLUBES NA CARREIRA: Colo-Colo de Ilhéus-BAGalícia-BA, Bahia e América de Rio Preto-SP, Fluminense de Feira-BA

TÍTULOS NO CLUBE

* Campeão Baiano de 1967 e 1970

OBSERVAÇÃO: Este jogador, meu tio, ficou imortalizado por ter evitado o milésimo gol de Pelé numa partida contra o Santos na Fonte Nova em 16 de novembro de 1969, durante a realização do "Torneio Roberto Gomes Pedrosa". Na ocasião meu tio tirou a bola em cima da linha após a conclusão do Rei, e logo depois recebeu os cumprimentos do maior jogador da história do futebol. Pelé acabaria fazendo o seu gol de número 1000 somente diante do Vasco, no Maracanã dias depois.

Vale dizer que naquela oportunidade toda imprensa do Brasil e do mundo estavam no estádio torcendo para que Nildon deixasse a bola entrar, coisa que jamais aconteceria pela formação de meu tio, e pelo fato do mesmo ser torcedor do Bahia. Além disso, diferentemente do que vem sendo dito pela mídia através de reportagens de TV, jornais e em sites na internet, após meu tio ter tirado a Bola a torcida do Bahia o aplaudiu de pé, sendo um tremendo equivoco e até mesmo uma forçação de barra de uma imprensa sensacionalista dizer que o mesmo foi vaiado pela torcida.

Na verdade a pequena manifestação contrária partiu da imprensa nacional e estrangeira e dos poucos torcedores do Santos que estavam no estádio, enxertados pelos despeitados torcedores rubro-negros, já que naquela época o Leãozinho da Barra não participava de competições nacionais. Sair dizendo que a torcida do Bahia vaiou seu time (especialmente em um momento como este) só poderia partir de pessoas mal intencionadas ou que não tem o mínimo conhecimento do amor desta torcida pelo seu clube.
 
Nildon fez 83 jogos pelo Bahia, sendo 74 como titular e 9 como reserva. Com ele em campo, o Bahia venceu 42 partidas, empatou 17 e perdeu 24, um aproveitamento de 57%. Nestes jogos, o Bahia marcou, em média, 1,45 gols, e sofreu 1,05. Dos 83 jogos disputados por ele, 56 ocorreram na Fonte Nova e 7 no Campo da Graça, além de 4 no Campo da Desportiva, 3 no Joia da Princesa e 3 no Mário Pessoa. Nildon ainda atuou em estádios famosos como Batistão e Mineirão. O campeonato que Nildon mais participou foi o Baiano, com 39 partidas disputadas, além de 24 amistosos e 15 pelo Brasileiro.

VÍDEOS:


O lance que imortalizou pra sempre o meu tio Nildon Birro Doido

FOTOS:
 
imagem do lance que imortalizou meu tio
Nildon quando jogava pelo Galícia.
Nildon quando jogava pelo América de Rio Preto-SP.
Campeões Baianos de 1967

Nenhum comentário:

Postar um comentário