PAULO EMÍLIO
TÉCNICO: Paulo Emílio
NOME: Paulo Emílio Frossard Jorge
DATA DE NASCIMENTO: 03 de janeiro de 1936
LOCAL: Espera Feliz-MG
DATA DE FALECIMENTO: 17 de maio de 2016
LOCAL: São José dos Campos-SP
PERÍODO: 1974
NUM. PASSAGENS: 1 passagem
NUM. JOGOS: 19 partidas
VITÓRIAS: 11 triunfos
EMPATES: 4 empates
DERROTAS: 4 derrotas
JOGO DE ESTREIA: Bahia 1 X 0 América-RJ em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 1974 realizada no dia 11/05/1974.
JOGO DE DESPEDIDA: Bahia 2 X 0 Vitória em partida válida pelo Campeonato Baiano de 1974 realizada no dia 25/08/1974.
CLUBES NA CARREIRA COMO JOGADOR: Bonsucesso-RJ e Seleção Carioca Universitária
CLUBES NA CARREIRA COMO TREINADOR: Portuguesa-SP, Ypiranga-BA, Vitória-BA, Desportiva-ES, América-RJ, Nacional-AM, Santa Cruz-PE, Remo-PA, Bahia, Fluminense-RJ, Vasco-RJ, Guarani-SP, Sporting-POR, Goiás-GO, Paysandu-PA, Botafogo-RJ, Náutico-PE, Santos-SP, Taubaté-SP, Fortaleza-CE, São José-SP, Noroeste-SP, Al Hilal-ASA, Atlético-PR, Cerezo Osaka-JAP, Portuguesa-RJ, Criciúma-SC, Rio Branco-ES
TÉCNICO DE SELEÇÕES ESTADUAIS: Seleção Capixaba e Seleção Amazonense
TÍTULOS NO CLUBE
* Campeonato Baiano: 1974
TÍTULOS POR OUTRO CLUBES E SELEÇÕES
OBSERVAÇÕES: Paulo Emílio começou a jogar futebol nas divisões de base do Atlético-MG, e quando a sua família se mudou para o Rio de Janeiro, chegou a treinar no Flamengo-RJ e no Botafogo-RJ, acabando por fazer alguns jogos como defesa-central (zagueiro) no Bonsucesso-RJ, mas a asma não permitiu que fosse mais longe e, assim, dedicou-se aos estudos, formando-se em Educação Física e Direito.
Tinha apenas 26 anos de idade quando iniciou a sua longa carreira de treinador de futebol na Portuguesa-SP, passando depois por clubes como o Vasco-RJ, Botafogo-RJ (2 vezes), Fluminense-RJ (3 vezes), Santos-SP, Portuguesa-RJ, Guarani-SP, Noroeste-SP, Náutico-PE, Santa Cruz-PE (3 vezes), Atlético-PR, América-MG, America-RJ, Ypiranga-BA, Vitória-BA, São José-SP, Ferroviária-SP (2 vezes), Nacional-AM (2 vezes), Bahia, Remo-PA, Criciúma-SC, Fortaleza-CE, Goiás-GO (2 vezes), Rio Branco-ES, Desportiva-ES e Paysandu-PA.
Conquistou vários títulos estaduais, atingindo o ponto alto da sua carreira, quando, em meados dos anos 1970, foi campeão carioca e bicampeão da Taça Guanabara, títulos que levaram o Sporting-POR a contratá-lo para orientar a sua equipa principal na época de 1977-78. Na Desportiva-ES foi o treinador no período de 51 partidas sem derrota.
Chegou a Portugal como um dos mais credenciados técnicos brasileiros da altura, quando João Rocha empreendia uma revolução no plantel leonino, tentando pôr termo a três anos de seca. Porém, os resultados não ajudaram, e em dezembro de 1977 foi despedido por telefone depois de ter resolvido ir passar o Natal em casa sem autorização, sendo então substituído pelo seu preparador físico, o professor Rodrigues Dias. Para a história ficou como o técnico que iniciou a campanha que levou o Sporting à conquista da Taça de Portugal dessa temporada.
Regressou então ao Brasil onde prosseguiu a sua carreira. Em 1981, passou pelo Goiás-GO e pelo Naútico-PE. Em 1982, passou pelo Santos-SP, sendo demitido após perder três jogos em quatro disputados. E, ainda no mesmo ano, foi contratado pelo Fortaleza-CE e foi campeão estadual no ano seguinte ao derrotar o Ferroviário-CE. Também teve uma passagem pelo Taubaté-SP, quando dirigiu a equipe no Campeonato Paulista da Divisão Especial de 1983.
Passou por outros clubes, que incluem o Fluminense-RJ em 1990, onde conseguiu chegar a final do Campeonato Carioca, até voltar a aventurar-se no exterior, trabalhando na Arábia Saudita entre 1991 e 1992, com passagens em 1993 por Botafogo-RJ e Atlético-PR, até que em 1994 foi para o Japão.
Paulo Emílio chegou ao Bahia no início de maio de 1974 para conduzir o time no resto daquele ano, isto após a demissão do técnico Pinguela, ocorrida logo após o empate em 0 X 0 com o Internacional-RS em jogo valido pelo Campeonato Brasileiro daquela temporada. Porem Paulo Emílio não conseguiu finalizar aquele ano como técnico do Bahia, sendo demitido pela diretoria no final de agosto, e curiosamente após um belíssimo triunfo por 2 X 0 sobre o Vitória, quando então após o jogo foi carregado pelos jogadores, nesta partida que foi válida pelo Campeonato Baiano. De acordo com o que foi noticiado na época, o técnico Paulo Emilio havia sido demitido por não ter atendido a um chamado para ir a sede do clube conversar, atitude que segundo a diretoria tricolor se configurou como um ato de indisciplina. No entanto, a verdade era que a demissão do treinador havia ocorrido devido a uma forte interferência do ex-presidente Osório Villas-Boas, que se achava insatisfeito com o seu desempenho ou por outra razão qualquer. Em sua rápida passagem pelo Bahia, 'Paulo Emílio' dirigiu o time em apenas 19 partidas entre jogos oficias e amistosos, obtendo 11 triunfos, 4 empates e 4 derrotas.
Depois de se retirar tornou-se um estudioso do futebol, proferindo diversas palestras e escrevendo o livro "Futebol dos Alicerces ao Telhado". Veio a falecer em 17 de maio de 2016, aos 80 anos de idade.
Depois de se retirar tornou-se um estudioso do futebol, proferindo diversas palestras e escrevendo o livro "Futebol dos Alicerces ao Telhado". Veio a falecer em 17 de maio de 2016, aos 80 anos de idade.
FOTOS:
Paulo Emílio carregado por Zito, Botinha e Erb, quando da conquista do Pentacampeonato Pernambucano pelo Santa Cruz em 1973. |
Paulo Emilio recebendo do Técnico Zagallo a faixa do pentacampeonato pernambucano em 1973 conquistado pelo 'Santa Cruz'. |
Paulo Emilio no Maracanã em 1975, sendo carregado por Félix. |
Paulo Emilio em 1976 quando Paulo dirigia o 'Vasco'. |
De volta ao 'Santa Cruz' em 1980, Paulo Emilio aparece ao lado do jogador Baiano dando um Treino Tático. |
De volta ao Santa Cruz em 1980, Paulo Emilio aparece ao lado do jogador Baiano dando um Treino Tático. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário