sexta-feira, 21 de maio de 2021

PAULO EMÍLIO

PAULO EMÍLIO
 

NUM.:
TÉCNICO: Paulo Emílio
NOME: Paulo Emílio Frossard Jorge
DATA DE NASCIMENTO: 03 de janeiro de 1936
LOCAL: Espera Feliz-MG
DATA DE FALECIMENTO: 17 de maio de 2016
LOCAL: São José dos Campos-SP
PERÍODO: 1974
NUM. PASSAGENS: 1 passagem
NUM. JOGOS: 19 partidas
VITÓRIAS: 11 triunfos
EMPATES: 4 empates
DERROTAS: 4 derrotas
JOGO DE ESTREIA: Bahia 1 X 0 América-RJ em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 1974 realizada no dia 11/05/1974.
JOGO DE DESPEDIDA: Bahia 2 X 0 Vitória em partida válida pelo Campeonato Baiano de 1974 realizada no dia 25/08/1974.
CLUBES NA CARREIRA COMO JOGADOR: Bonsucesso-RJ e Seleção Carioca Universitária
CLUBES NA CARREIRA COMO TREINADOR: Portuguesa-SP, Ypiranga-BA, Vitória-BA, Desportiva-ES, América-RJ, Nacional-AM, Santa Cruz-PE, Remo-PA, Bahia, Fluminense-RJ, Vasco-RJ, Guarani-SP, Sporting-POR, Goiás-GO, Paysandu-PA, Botafogo-RJ, Náutico-PE, Santos-SP, Taubaté-SP, Fortaleza-CE, São José-SP, Noroeste-SP, Al Hilal-ASA, Atlético-PR, Cerezo Osaka-JAP, Portuguesa-RJ, Criciúma-SC, Rio Branco-ES
TÉCNICO DE SELEÇÕES ESTADUAIS: Seleção Capixaba e Seleção Amazonense
 
TÍTULOS NO CLUBE
 
* Campeonato Baiano: 1974
 
TÍTULOS POR OUTRO CLUBES E SELEÇÕES 
 
OBSERVAÇÕES: Paulo Emílio começou a jogar futebol nas divisões de base do Atlético-MG, e quando a sua família se mudou para o Rio de Janeiro, chegou a treinar no Flamengo-RJ e no Botafogo-RJ, acabando por fazer alguns jogos como defesa-central (zagueiro) no Bonsucesso-RJ, mas a asma não permitiu que fosse mais longe e, assim, dedicou-se aos estudos, formando-se em Educação Física e Direito.
 
Tinha apenas 26 anos de idade quando iniciou a sua longa carreira de treinador de futebol na Portuguesa-SP, passando depois por clubes como o Vasco-RJ, Botafogo-RJ (2 vezes), Fluminense-RJ (3 vezes), Santos-SP, Portuguesa-RJ, Guarani-SP, Noroeste-SP, Náutico-PE, Santa Cruz-PE (3 vezes), Atlético-PR, América-MG, America-RJ, Ypiranga-BA, Vitória-BA, São José-SP, Ferroviária-SP (2 vezes), Nacional-AM (2 vezes), Bahia, Remo-PA, Criciúma-SC, Fortaleza-CE, Goiás-GO (2 vezes), Rio Branco-ES, Desportiva-ES e Paysandu-PA.
 
Conquistou vários títulos estaduais, atingindo o ponto alto da sua carreira, quando, em meados dos anos 1970, foi campeão carioca e bicampeão da Taça Guanabara, títulos que levaram o Sporting-POR a contratá-lo para orientar a sua equipa principal na época de 1977-78. Na Desportiva-ES foi o treinador no período de 51 partidas sem derrota.
 
Chegou a Portugal como um dos mais credenciados técnicos brasileiros da altura, quando João Rocha empreendia uma revolução no plantel leonino, tentando pôr termo a três anos de seca. Porém, os resultados não ajudaram, e em dezembro de 1977 foi despedido por telefone depois de ter resolvido ir passar o Natal em casa sem autorização, sendo então substituído pelo seu preparador físico, o professor Rodrigues Dias. Para a história ficou como o técnico que iniciou a campanha que levou o Sporting à conquista da Taça de Portugal dessa temporada.
 
Regressou então ao Brasil onde prosseguiu a sua carreira. Em 1981, passou pelo Goiás-GO e pelo Naútico-PE. Em 1982, passou pelo Santos-SP, sendo demitido após perder três jogos em quatro disputados. E, ainda no mesmo ano, foi contratado pelo Fortaleza-CE e foi campeão estadual no ano seguinte ao derrotar o Ferroviário-CE. Também teve uma passagem pelo Taubaté-SP, quando dirigiu a equipe no Campeonato Paulista da Divisão Especial de 1983.
 
Passou por outros clubes, que incluem o Fluminense-RJ em 1990, onde conseguiu chegar a final do Campeonato Carioca, até voltar a aventurar-se no exterior, trabalhando na Arábia Saudita entre 1991 e 1992, com passagens em 1993 por Botafogo-RJ e Atlético-PR, até que em 1994 foi para o Japão.
 
Paulo Emílio chegou ao Bahia no início de maio de 1974 para conduzir o time no resto daquele ano, isto após a demissão do técnico Pinguela, ocorrida logo após o empate em 0 X 0 com o Internacional-RS em jogo valido pelo Campeonato Brasileiro daquela temporada. Porem Paulo Emílio não conseguiu finalizar aquele ano como técnico do Bahia, sendo demitido pela diretoria no final de agosto, e curiosamente após um belíssimo triunfo por 2 X 0 sobre o Vitória, quando então após o jogo foi carregado pelos jogadores, nesta partida que foi válida pelo Campeonato Baiano. De acordo com o que foi noticiado na época, o técnico Paulo Emilio havia sido demitido por não ter atendido a um chamado para ir a sede do clube conversar, atitude que segundo a diretoria tricolor se configurou como um ato de indisciplina. No entanto, a verdade era que a demissão do treinador havia ocorrido devido a uma forte interferência do ex-presidente Osório Villas-Boas, que se achava insatisfeito com o seu desempenho ou por outra razão qualquer. Em sua rápida passagem pelo Bahia, 'Paulo Emílio' dirigiu o time em apenas 19 partidas entre jogos oficias e amistosos, obtendo 11 triunfos, 4 empates e 4 derrotas.

Depois de se retirar tornou-se um estudioso do futebol, proferindo diversas palestras e escrevendo o livro "Futebol dos Alicerces ao Telhado". Veio a falecer em 17 de maio de 2016, aos 80 anos de idade.
 
FOTOS:
 
Paulo Emílio em destaque quando atuava pela Seleção Carioca Universitária como jogador.

Paulo Emilio em destaque, quando dirigia o 'Ypiranga-BA' de 1963 a1965.
 
Paulo Emílio carregado por Zito, Botinha e Erb, quando da conquista do Pentacampeonato Pernambucano pelo Santa Cruz em 1973.

Paulo Emilio recebendo do Técnico Zagallo a faixa do pentacampeonato pernambucano em 1973 conquistado pelo 'Santa Cruz'.

Paulo Emilio no Maracanã em 1975, sendo carregado por Félix.

Paulo Emilio em 1976 quando Paulo dirigia o 'Vasco'.

De volta ao 'Santa Cruz' em 1980, Paulo Emilio aparece ao lado do jogador Baiano dando um Treino Tático.

De volta ao Santa Cruz em 1980, Paulo Emilio aparece ao lado do jogador Baiano dando um Treino Tático.
 
Paulo Emilio em 13 de julho de 2015, pouco menos de um ano antes do seu falecimento, na antessala da redação do Portal Terceiro Tempo, quando compareceu para ser entrevistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário