domingo, 1 de setembro de 2013

WASSIL

WASSIL


JOGADOR: Wassil
NOME: Wassil Vieira Barbosa
DATA DE NASCIMENTO: 19 de novembro de 1931
LOCAL: Barra Mansa-RJ
DATA DE FALECIMENTO: 1989
LOCAL: Maceio-AL
POSIÇÃO: Meia
PERÍODO: 1957 à 1959
ID CBF: 1272
JOGOS:
GOLS: 51 gols
ORIGEM: Divisão de Base do Fluminense-RJ
JOGO DE ESTREIA: Chelsea (ING) 3 X 1 Bahia em partida amistosa internacional realizada no dia 02/04/1957.
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA: Fluminense-RJ, Bonsucesso-RJ, América-RJ, Santa Cruz-PE, Bahia, Galícia-BA, Vitória-BA.

TÍTULOS NO CLUBE

Campeão Baiano de 1958.

OBSERVAÇÃO: Wassil foi um bom meia que atuou também como treinador e comentarista esportivo. Começou nos juvenis do Fluminense jogando do lado de Telê Santana. Ondino Vieira, técnico do time principal na sua época, pediu a Gradim para utilizar Wassil na equipe de aspirante. Mas, com a saída de Ondino Vieira e a contratação de Zézé Moreira, Wassil sentiu que não teria oportunidade na equipe titular.
 
Assim sendo, em 1952, Gradim foi para o Bonsucesso e levou Wassil com ele, e foi no clube leopoldinense que Wassil foi convocado para a seleção brasileira pela primeira vez para disputar as Olimpíadas de Helsinque. Começou como titular, porém uma contusão o afastou dos treinos. Quando voltou, Humberto Tozzi do Palmeiras estava em seu lugar, e Wassil ficou na reserva.
 
Em 1954, se transferiu para o América e estreou no clube rubro na Turquia quando os americanos realizavam uma temporada pela Europa. E foi nessa excursão que Wassil teve sua grande emoção. A delegação do América foi recebida pelo Papa no Vaticano. 
 
Em 1957 Wassil chegava ao Bahia, onde se tornaria um dos ídolos da Torcida Tricolor, faria parte do elenco do tricolor que excursionou em 1957 pela Europa e no mesmo ano seria convocado pela segunda vez para Seleção Brasileira que disputou a Taça Bernardo O'Higgins no Chile (seleção esta que foi representada pela Seleção Baiana) e conquistaria um título Baiano de 1958.
 
Ainda jogou no Santa Cruz-PE, Vitória-BA e no Galicia-BA, foi justamente no Galicia que começou sua carreira de treinador. Pela sua disciplina como jogador de futebol, Wassil Barbosa recebeu o Prêmio Belfor Duarte.
 
Como técnico, os seus melhores momentos foram em Alagoas, principalmente, no CSA. Wassil foi outro desportista que veio para Maceió, casou, criou família e permaneceu até seu falecimento em 1989. Após deixar de treinar alguns clubes e ser, durante muitos anos, supervisor do Centro Sportivo Alagoano, Wassil se definiu como comentarista esportivo. Aliás, um dos mais acreditados comentaristas do rádio alagoano. Seu conhecimento do futebol e sua experiência vivida ao longo dos anos junto a jogadores e dirigentes, lhe davam o direito de comentar com categoria os jogos do esporte das multidões.

FOTO:

O jogador Wassil quando jogava pelo América-RJ.

Um comentário:

  1. Cassol foi meu ídolo no América quando eu treinava noninfanto do América jogador de dribles desconcertantes e otima finalização era meia nao ponta

    ResponderExcluir