terça-feira, 12 de agosto de 2014

SANFILIPPO

SANFILIPPO

JOGADOR: Sanfilippo (El Nene)
NOME: José Francisco Sanfilippo
DATA DE NASCIMENTO: 04 de maio de 1937
LOCAL: Buenos Aires (ARG)
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Meia Atacante (Ponta de Lança)
PERÍODO: 1968 à 1971
ID CBF:  44033
JOGOS: 152 partidas
GOLS: 59 gols
ORIGEM: Divisão de Base do San Lorenzo del Almagro-ARG 
JOGO DE ESTRÉIA: Bahia 1 X 0 Botafogo-RJ pelo Campeonato Brasileiro de 1968 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa) em 27/10/1968.
JOGO DE DESPEDIDA: Feira Tênis Clube (BA) 0 X 1 Bahia pelo Campeonato Baiano em 13/06/1971
CLUBES NA CARREIRA:  San Lorenzo del Almagro-ARG, Boca Juniores-ARG, Nacional-URU, Banfield-ARG, Bangu-RJ, Bahia, San Miguel-ARG

TÍTULOS NO CLUBE

* Campeão Baiano de 1970 e 1971

OBSERVAÇÕES: 
Sanfilippo começou a carreira no San Lorenzo em 1953, e lá marcou um recorde notável de ser várias vezes seguidas o artilheiro da liga argentina quatro estações entre 1958 e 1961. Esta realização ainda não foi ultrapassada.


Em 1963 ele se transferiu para o Boca Juniors, onde foi o artilheiro da Libertadores com sete gols em sete jogos, mas perdeu a final para o Santos. Sanfilippo jogou 27 jogos pelo Boca Juniors e marcou 14 gols.

Sanfilippo foi um dos maiores jogadores da história do Futebol Argentino onde até hoje é ídolo. Desejado pela diretória do Bahia desde os jogos com o San Lorezo del Almagro (ARG) pela Taça Libertadores em 1960, Sanfilippo chegou ao tricolor em 1968, emprestado de graça por Castor de Andrade, após uma tumultuada passagem pelo Bangu-RJ,  e aqui permaneceu até 19 de junho de 1971, quando então retornou a Argentina para finalizar sua carreira no San Lorezo.

Foi dele um dos gols mais bonito da história do Futebol Baiano. Foi contra o Itabuna em 1969. Em uma cobrança de escanteio do jogador Gajé, a bola caiu na linha esquerda da grande área. Os dois zagueiros itabunenses eram enormes, mas isso não impediu Sanfillipo de fazer o gol. O jogador argentino pegou a bola, bateu por debaixo dela e, ao mesmo tempo cobriu a dupla de zagueiros com um Banho de Cuia. Na altura da marca do pênalti, matou no peito e jogou na gaveta do gol itabunense.

Sanfilippo jogou muito tempo de centroavante, na verdade um falso centroavante, do tipo que saia para buscar o jogo. Passava, lançava e chutava excepcionalmente bem, um verdadeiro gênio da bola que logo virou ídolo da torcida tricolor.


No dia 13 de junho de 1971, depois de um jogo em Feira de Santana (BA) pelo Campeonato Baiano (Feira Tênis Clube 0 X 1 Bahia), lavou a roupa suja dizendo nos microfones da Rádio Cultura da Bahia que havia sido 'enrolado' pelo presidente tricolor, Alfredo Saad. O presidente do Bahia lhe havia prometido o posto de treinador no lugar do Técnico Fleitas Solich (havia deixado o Bahia pelo Flamengo) mas não cumpriu a promessa. Chateado com o incidente, o ídolo argentino então arrumou as malas e retornou a Argentina.

Em 1972 Sanfilippo voltou ao San Lorenzo. Em 1978, ele jogou no San Miguel, da 4º. Divisão Argentina. No fim da temporada, ele se aposentou do futebolEm toda a sua carreira, Sanfillipo marcou 226 gols em 330 jogos, o que lhe deixou entre os Cinco Maiores Artilheiros da Primeira divisão Argentina.

Seleção Argentina

Durante a sua carreira como jogador, Sanfilippo marcou 21 gols jogando pela Seleção Argentina, e representou o seu país em duas Copas do Mundo, ou seja, nas Copas de 1958 e na de 1962.

FOTOS:

Um comentário: