quinta-feira, 13 de julho de 2023

JOGO 5446

PARTIDA NUM.: 5446
COMPETIÇÃO: Copa do Brasil (Quarta de Finais - Jogo de Volta)

 
JOGO: Bahia (3) 1 X 1 (4) Grêmio (RS)
DATA: Quarta-feira, 12 de julho de 2023
LOCAL: Porto Alegre-RS
ESTÁDIO: Arena do Grêmio
JUIZ: Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
AUXILIARES: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Leone Carvalho Rocha (AB/GO)
QUARTO ÁRBITRO: Luiz Flavio de Oliveira (MTR/SP)
QUINTO ÁRBITRO: Mauricio Coelho Silva Penna (AB/RS)
ASSESSOR: Marcelo Rogério (CBF/SP)
INSPETOR: Hilton Moutinho Rodrigues (CBF/RJ)
DELEGADO LOCAL: Paulo Ricardo Machado Santos (CBF)
ÁRBITRO DE VÍDEO: Rodrigo D. Alonso Ferreira (AB/SC)
AUXILIARES DE VÍDEO: Marcelo de Lima Henrique (MTR/CE) e Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA/GO)
OBSERVADOR DE VAR: Emerson Augusto de Carvalho (SP)
EXPULSÃO: Técnico auxiliar Bruno Presume (POR)
C. AMARELO: Ryan, Everaldo, Nicolas Acevedo e Kanu (Bah) e Felipe Carballo e Gustavo Martins (Grê)
RENDA: 3.109.743,00
PÚBLICO: 33.529 pagantes e 35.437 total
GOLS: Everaldo (Bah) e Villasanti (Grê)
BAHIA: Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan (Matheus Bahia); Nicolás Acevedo, Rezende e Cauly Oliveira; Ademir (Yago Felipe), Kayky (Lucas Mugni) e Everaldo.
TREINADOR: Renato Paiva (POR)
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins), Villasanti, Felipe Carballo (Nathan) e Reinaldo; Bitello, Franco Cristaldo (Vina) e Luis Suárez (André).
TREINADOR: Renato Portaluppi (Renato Gaúcho)
 
OBSERVAÇÃO: Oitavo e último jogo do Bahia no Copa do Brasil de 2023. Com uma grande apresentação de ambas as equipes, Grêmio e Bahia voltam a empatar em 1 a 1, pela 'partida de volta' das quartas de finais da Copa do Brasil de 2023, mas os gaúchos levaram a melhor nas penalidades e avançaram para as semifinais da Competição. No final do primeiro tempo, o atacante 'Everaldo' fez um golaço para abrir o placar para o Bahia. Na volta do intervalo, o time gremista do técnico Renato Gaúcho pressionou e buscou o empate através do jogador 'Villasanti', dando números finais a partida. Diante disto, a classificação foi definida nos pênaltis (4 X 3) tendo o goleiro gremista 'Gabriel Grando' brilhado com duas defesas que deram a classificação ao clube gaúcho.
 
A forte chuva que se estendeu por toda quarta-feira atrasou o início da partida. Marcada previamente para às 19h, cerca de uma hora antes o árbitro Wilton Pereira Sampaio passou a fazer vistoria no gramado da Arena, que demonstrava pontos de alagamento. A equipe de arbitragem averiguou o campo às 18h,18h30, 19h,19h30, 19h45. Na última, definiu pela realização da partida. Na terça-feira, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, solicitou o adiamento do duelo por conta da iminente ameaça dos eventos climáticos. Durante a quarta-feira, a CBF e os clubes mantiveram o jogo.
 
O lançe que gerou muita polêmica ocorreu aos 35 minutos do primeiro tempo, quando o gremista 'Bitello' arrancou pelo lado esquerdo chegando perto da área e tentando o arremate a gol. A bola bateu no corpo do uruguaio 'Nicolás Acevedo' do Tricoplor da Boa Terra, e depois no seu braço. Em cima do lance, o árbitro marcou a penalidade e aplicou cartão amarelo para o volante do Bahia. Os jogadores do Esquadrão de Aço reclamaram com a arbitragem e, na sequência, as duas equipes iniciaram uma confusão com troca de empurrões dos atletas. No bolo, o juiz 'Wilton Pereira Sampaio' amarelou os jogadores 'Felipe Carballo' do Grêmio e 'Everaldo' do Bahia. Na cobrança da penalidade, o jogador 'Franco Cristaldo' soltou uma pancada cruzada, mas o goleiro 'Marcos Felipe' adivinhou o canto e espalmou para escanteio, fazendo assim uma espetacular defesa.
 
Primeiro Tempo
 
Com o gramado nitidamente prejudicado por conta da chuva, o desempenho técnico das equipes acabou afetado. O jogo começou muito disputado no meio-campo e os dois times tentando se impor fisicamente. Aos quatro minutos, o Tricolor Gaúcho conseguiu fazer a primeira jogada de bola trabalhada no chão, mas o jogador 'Reinaldo' finalizou para fora. A partir daí seguiu o mandante tendo mais chances no jogo.
 
Aos 35 minutos, o jogador 'Bitello' disparou pela esquerda, tentando o arremate a gol e a bola pegou no braço de Acevedo. O árbitro marcou a penalidade e dando amarelo para o volante do Bahia. Na sequência, jogadores dos dois times se estranham e iniciaram um empurra-empurra que resultou em amarelo para o gremista 'Felipe Carballo' e para o atacante 'Everaldo' do Tricolor Baiano. Depois de conter os ânimos, o gremista 'Franco Cristaldo' foi para a cobrança, mas o goleiro Marcos Felipe salvou o Bahia com uma espetacular defesa.
 
Um minuto antes de acabar o primeiro tempo, o atacante 'Everaldo' do Tricolor da Boa Terra dominou de fora da área, girou e bateu colocado para marcar um golaço. A bola morreu no ângulo do goleiro gremista 'Gabriel Grando', GRÊMIO 0 X 1 BAHIA, dando assim números finais a primeira etapa.
 
Segundo Tempo
 
Atrás do placar, o Grêmio propôs mais o jogo, ficou com a posse e criou mais chances claras. Aos 16 minutos, o jogador 'Franco Cristaldo' fez um lançamento longo, no alto, para o centoavante uruguaio 'Luis Suárez' que, da entrada da área, tentou encobrir o goleiro 'Marcos Felipe' com um toque de cabeça, mas o goleiro baiano fez nova defesa.
 
Aos 26 minutos, o jogador 'Ferreira', que havia entrado no segundo tempo, deixou o lateral baiano 'Cicinho' para trás, entrou na área e rolou para o seu companheir 'Villasanti' chegar finalizando e realizando o empate, GRÊMIO 1 X 1 BAHIA. 
 
Dois minutos depois, a bola se apresentou para o gremista 'Vina' na grande área, mas na hora do chute, a bola subiu um pouco e o jogador isolou. Aos 40 minutos, a partida teve uma sequência de três oportunidades claras, duas para o Bahia e uma para o Grêmio. Primeiro, o lateral baiano 'Matheus Bahia' puxou o contra-ataque e lançou para o seu companheiro argentino 'Lucas Mugni', que ajeitou e bateu para o gol gremista, mas a bola desviou na marcação e carimbou a trave.
 
Como resposta, o centroavante gremista 'Luis Suárez' dominou na ponta direita e fez um cruzamento na medida para seu companheiro 'Ferreira', que parou na defesa do goleiro baiano 'Marcos Felipe'. No contra-golpe, o jogador 'Nicolás Acevedo' acionou seu companheiro 'Ademir', que disparou e de fora da área chutou a bola, mas a mesma bateu no travessão caprichosamente, salvando o Grêmio. Dois minutos depois o goleiro do Bahia salvou de novo, quando o atacante 'Luis Suárez' recebeu na área e bateu colocado, mas o goleiro baiano 'Marcos Felipe' tocou com a ponta dos dedos e a bola bateu no travessão. Foi o último lance do uruguaio e um dos últimos do jogo. Ao final, 1 X 1 e a partida então foi para a disputa de penaltis.

VÍDEO:
 
 
Aquecimento da equipe do Bahia realizado nos vestiários.
 
Gol do Bahia do atacante Everaldo.
 
Entrevista coletiva pós-jogo do técnico Renato Paiva.
 
 
 
FOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário