segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

JOGO 5469

PARTIDA NUM.: 5469
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro da Série-A de 2023 (Jogo de Volta)

 
JOGO: Bahia 2 X 3 América (MG)
DATA: Domingo, 03 de dezembro de 2023
LOCAL: Belo Horizonte-MG
ESTÁDIO: Raimundo Sampaio (Arena Independência)
JUIZ: Marcelo de Lima Henrique (MTR/CE)
AUXILIARES: Eduardo Gonçalves da Cruz (MTR/MS) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (MTR/RO)
QUARTO ÁRBITRO: Leonardo Ferreira Lima (AB/PR)
QUINTO ÁRBITRO: Fernanda Nândrea Gomes Antunes (FIFA/MG)
ASSESSOR: Ana Karina Marques Valentin (CBF/PE)
ÁRBITRO DE VÍDEO: Rodrigo D'Alonso Ferreira (AB/SC)
AUXILIARES DE VÍDEO: Adriano Milczvski (AB/PR) e Johnny Barros de Oliveira (AB/SC)
OBSERVADOR DE VAR: Regildenia de Holanda Moura (CBF/RJ)
EXPULSÃO: Mateus Henrique (Amé)
C. AMARELO: Marlon e Jori (Amé)
RENDA: Renda: R$ 36.160,00
PÚBLICO: 1.600 pagantes e 2.471 total
GOLS: Everaldo (pên.) e Ademir (Bah) Ricardo Silva e Renato Marques (2) (Amé)
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu (David Duarte), Victor Hugo (Ademir) e Luciano Juba; Thaciano (Vinícius Mingotti), Nicolás Acevedo, Rezende e Cauly Oliveira; Biel (Vitor Jacaré) e Everaldo.
TREINADOR: Rogério Ceni
AMÉRICA: Jori; Mateus Henrique, Júlio César, Potiguar (Éder) e Marlon; Lucas Kal, Rodriguinho, Juninho (Daniel Borges) e Martínez (Alê); Everaldo (Adyson) e Renato Marques (Ighor Gabryel).
TREINADOR: Diogo Giacomini
 
OBSERVAÇÃO: Trigésimo sétimo jogo do Bahia no Campeonato Brasileiro da Série-A de 2023. Na noite deste dia 03/12 (domingo), em um jogo frenético, o Bahia se complicou perdendo do América-MG de virada por 3 a 2, atuando na Arena Independência, em Belo Horizonte-MG, pela Trigésima Sétima Rodada (penúltima) do Campeonato Brasileiro da Série-A de 2023. O Bahia abriu o placar de pênalti através do atacante 'Everaldo'. Em seguida, o Coelho empatou com o zagueiro 'Ricardo Silva' e virou com o atacante 'Renato Marques' ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, logo no início, novamente 'Renato Marques' marcou para o time mineiro fazendo 3 X 1, enquanto o atacante 'Ademir' descontou para os baianos. Esse resultado quebrou um jejum de 14 rodadas sem vencer do América-MG, já que a última vitória do clube mineiro tinha ocorrido há três meses quando bateu o Santos no Horto. Com a derrota, o Bahia permaneceu no Z-4 se complicando de vez na competição e dependendo a partir daquele momento, não só de uma vitória na ultima rodada da competição, como também de uma combinação de resultados para se manter na Série-A em 2024.
 
Resumindo com esse resultado, O Bahia seguia com 41 pontos se mantendo no Z-4, na 17ª colocação, e precisando na última rodada empatar ou vencer o Atlético-MG na Arena Fonte Nova, e torcer por tropeços de Vasco-RJ ou Santos-SP que também atuariam em casa, para assim permanecer  na Série-A em 2024. Já o rebaixado América-MG com esta vitória chegava aos 24 pontos conquistados na competição, permanecendo na lanterna do Brasileirão.
 
Um dos destaques do América-MG nessa partida e na campanha do vice-campeonato da Copinha em 2023, o atacante 'Renato Marques', marcou duas vezes na noite deste domingo e assim chegou a três gols marcados como profissional. O único gol na carreira desse atleta de 19 anos tinha sido contra o Corinthians pela nona rodada do Brasileirão de 2023.
 
Outro destaque nessa partida estava de volta ao Independência, onde se destacou com a camisa do América-MG, tratava-se do atacante 'Ademir' do Bahia, que entrou no segundo tempo e marcou contra o ex-clube. Ele fez o segundo gol do Esquadrão de Aço após receber passe do meia-atacante 'Cauly Oliveira' e teve a oportunidade para marcar outros dois, porém desperdiçou duas chances incríveis livre na área.
 
O JOGO
 
O América-MG veio para o jogo com muitas alterações, com mais posse de bola e buscando as ações no ataque. O Bahia passou a encurtar os espaços na saída de bola do Coelho e tentava chegar com perigo. O time mineiro apostava em chutes de longe. Já o Bahia com paciência, tentava furar a defesa do América-MG, vindo a ter a sua primeira chance clara no jogo com o zagueiro 'Kanu' que ganhou pelo alto, após uma cobrança de escanteio, obrigando o goleiro americano 'Jori' a fazer uma grande defesa. Na sequência, o meia baiano 'Thaciano' acertou a trave americana. Em bola lançada na área, o americano 'Matheusinho' dividiu com o atacante baiano 'Biel', ganhando o lance, porém com um toque de mão, o que levou ao arbitro da partida marcar a penalidade, que foi cobrada pelo atacante 'Everaldo' deslocando o goleiro 'Jori' e fazendo AMÉRICA 0 X 1 BAHIA. Porém não demorou muito para o Coelho empatar, quando numa  cobrança de escanteio na pequena área, o jogador 'Ricardo Silva' escorou de cabeça para deixar tudo igual, AMÉRICA 1 X 1 BAHIA. O jogo ficou aberto e o Coelho conseguiu a virada com um chute preciso do jogador 'Renato Marques' no canto do goleiro baiano 'Marcos Felipe', fazendo AMÉRICA 2 X 1 BAHIA. O Bahia sentiu o gol, chegou a tentar o empate, mas acabou indo para o vestiário em desvantagem.
 
Segundo Tempo
 
Na volta para a segunda etapa, não demorou muito para o Coelho ampliar, pois em menos de dois minutos, o jogador 'Renato Marques' escorou um cruzamento e fez o terceiro, AMÉRICA 3 X 1 BAHIA. No entanto o Bahia não desistiu e, com direito à "Lei do ex", fez o segundo, quando o atacante 'Ademir' recebeu um belo passe na área do meia-atacante 'Cauly Oliveira', driblou o goleiro americano 'Jori' e diminuiu o placar, AMÉRICA 3 X 2 BAHIA. O Tricolor Baiano se animou, o jogo ficou lá e cá e, no contra-ataque, o atacante 'Biel' invadiu a área e a arbitragem deu pênalti. Porém com auxílio do VAR, a falta foi assinalada fora da área e causou a expulsão do americano 'Matheus Henrique'. Na cobrança de falta ensaiada, a defesa afastou, a bola sobrou para o zagueiro baiano 'Kanu' que bateu firme, mas infelizmente para fora. O Bahia foi para cima, empilhou chances de gols e viu o atacante 'Ademir', que já tinha feito o dele, perder duas chances incríveis. O Bahia continuou pressionando o Coelho, mas infelizmente não conseguiu o gol do empate.
 
VÍDEOS:
 
Saída da equipe do Bahia do hotel.
 
Chegada da equipe do Bahia ao estádio da Arena Independência.
 
Entrevista coletiva pós-jogo do técnico Rogério Ceni.
 
 
FOTOS:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário