terça-feira, 16 de setembro de 2014

RAIMUNDINHO

RAIMUNDINHO

JOGADOR:
Raimundinho
NOME: Raimundo Ceciliano Guimarães
DATA DE NASCIMENTO: 16 de março de 1952
LOCAL: Rio de Janeiro-RJ
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Meia
PERÍODO: 1974
ID CBF: 52345
JOGOS:
GOLS:
ORIGEM: Divisões de Base do Madureira e do Flamengo-RJ
JOGO DE ESTREIA: Sergipe-SE 1 x 1 Bahia em partida pelo Campeonato Brasileiro de 1975 realizada no dia 10/09/1975.
JOGO DE DESPEDIDA: Desportiva-ES 0 x 0 Bahia em partida pelo Campeonato Brasileiro de 1975 realizada no dia 29/10/1975.
CLUBES NA CARREIRA: FlamengoRJ, Fluminense de Feira-BA, CRB-AL, Ypiranga-BA, Bahia, ABC-RN, Botafogo-PB, Campinense-PB, Confiança-SE, Goytacáz-RJ, Americano-RJ, Taguatinga-DF, Grêmio Maringá-PR, Campo Grande-RJ, Guará-DF, Atlético-GO, Fernandópolis-SP.

TÍTULOS NO CLUBE

Nenhum

OBSERVAÇÕES: Descoberto quando tinha apenas 16 anos por um repórter chamado Max, nas peladas do bairro Vista Alegre, Zona Norte do Rio de Janeiro-RJ, Raimundinho passou pelo 'Novo Lar', time de Irajá, e mais tarde, jogou nos infanto-juvenis do Madureira, transferindo-se em 1969 para os juvenis do Flamengo. Na Gávea, Raimundinho impressionou tanto a Modesto Bria e Joubert logo no primeiro treino, que após a sua legalização na Federação Carioca de Futebol, firmou-se como titular dos juvenis.

O Flamengo tinha um bom time naquela época, tanto que chegou à decisão do título em 1970 e 1971, perdendo as partidas decisivas e ficando com o vice-campeonato. Raimundinho formava o meio-campo com Chiquinho II (o I era o zagueiro com o mesmo apelido). Desse time, muitos tiveram oportunidades no time de cima, tais como o goleiro Amauri (que foi para o Goiás), Jaime, Aloísio, Rodrigues Neto, Zanata, Michila, Ferreira e outros. No treino realizado no dia 19 de janeiro de 1971, Raimundinho começou no time reserva e substituiu Liminha entre os titulares. Um dos jogadores do time do Flamengo era o saudoso Mário Sérgio.

No treino seguinte, em 22 de janeiro, marcou o gol dos reservas, na vitória dos titulares por 2 x 1. Os reservas atuaram com Ubirajara, Vander, Luís Carlos, Fred e Tinteiro; Chiquinho e Raimundinho; Vicente, Michila, Adãozinho e Balula. E depois disso. Não demorou para alguns começarem a apontar Raimundinho como um novo Gerson, o Canhotinha de Ouro.

Foi aí que, no início de 1972, Válter Miraglia (ex-jogador e naquele momento técnico dos juvenis do Flamengo) o indicou para o Fluminense, de Feira de Santana (BA). Miraglia foi o comandante da equipe na campanha vitoriosa no Campeonato Baiano de 1969, quando o Fluminense chegou ao título de campeão. O Fluminense acabou ficando na quinta posição entre 13 clubes na classificação geral daquele campeonato, mas o Raimundinho foi apontado pela crônica baiana como o melhor jogador da posição (meio-campo), no Estado, formando na “Seleção do Ano de 1972” ao lado do grande volante Baiaco, do Bahia.

Posteriormente Raimundinho passaria por outros clubes até que na segunda metade de 1974 chegava no Ypiranga-BA para disputar o Campeonato Baiano daquele ano, competição esta em que o Ypiranga terminaria na quinta colocação. 
 
No ano seguinte, depois do encerramento Campeonato Baiano, o jogador foi cedido ao Bahia pelo Ypiranga, para o Campeonato Brasileiro da Série A de 1975. Seu primeiro jogo com a camisa do Tricolor Baiano ocorreria em 10 de setembro de 1975, em Aracaju (SE), no empate em 1 x 1 entre Sergipe e Bahia, substituindo o ídolo 'Fito'. Naquela época o jogador não conseguiu tornar-se titular na equipe, que acabou ficando em oitavo lugar no Grupo D e de fora da Segunda Fase da competição. Nos grupos da repescagem, o Bahia ficou em segundo lugar no Grupo 6 e fora da Terceira Fase.
 
Sua última partida pelo Bahia, aconteceu em 29 de outubro de 1975, Desportiva 0 x 0 Bahia, em Vitória (ES), e  antes de terminar o ano de 1975, mais precisamente, no início do mês de novembro, Raimundinho transferiu-se para o ABC, de Natal (RN). Com 23 anos, teve naquela época o seu passe adquirido junto ao Bahia por Cr$ 70 mil, pagos à vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário