terça-feira, 9 de dezembro de 2014

OZIRES

OZIRES

JOGADOR:
Ozires
NOME: Ozires de Paiva
DATA DE NASCIMENTO: 29 de janeiro de 1952
LOCAL: Rio de Janeiro-RJ
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Zagueiro
PERÍODO: 1980 e 1984
ID CBF:
JOGOS:
GOLS:
ORIGEM: Divisão de base do Botafogo-RJ.
JOGO DE ESTREIA:
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA: Botafogo-RJ, Fortaleza-CE, Ponta Grossa-PR, River-PI, Cruzeiro-MG, São Cristóvão-RJ, Bahia, Grêmio Maringá-PR, Operário-MS, Figueirense-SC, Próspera-SC, Saltense-SP

TÍTULOS NO CLUBE

Nenhum

OBSERVAÇÕES: Nascido no dia 29 de janeiro de 1952, no Rio de Janeiro (RJ), Ozires de Paiva, o Ozires, zagueiro do Cruzeiro na década de 1970, é treinador profissional e sonhava em trabalhar no futebol paulista. "O meu objetivo é trabalhar no futebol paulista", disse Ozires em 2001.
 
Ele começou a carreira de jogador no Botafogo, clube no qual atuou ao lado de Osmar Guarnelli, Nílson Dias e companhia. "O Nílton Santos era o diretor do departamento amador do Botafogo", lembra o ex-zagueiro.
 
Em 1972 , Ozires foi campeão estadual pelo River (PI). Depois de jogar no Piauí, ele atuou no Fortaleza, equipe na qual foi bicampeão cearense em 74 e 75.
 
"Nessa época ganhei a Bola de Prata e me transferi para o Cruzeiro ainda em 75", conta. Em 76, Ozires fez parte da equipe do Cruzeiro que foi vice-campeã mundial, perdendo para o Bayern de Munique na final.
 
Em 80 , o zagueiro jogou por seis meses no Bahia, do artilheiro Beijoca, e depois se transferiu para o Grêmio Maringá (PR), onde foi vice-campeão paranaense. Ele também jogou no Operário (MS), que era comandado pelo saudoso Castilho.
 
"Fui campeão pelo Operário, que tinha também o Cocada", comenta, lembrando do lateral-direito, irmão do atacante Müller, que também jogou no Vasco da Gama.
 
Depois do Operário, Ozires atuou no Figueirense (SC), defendeu a Seleção Catarinense (ao lado do ex-vascaíno Léo e do lateral-esquerdo Jacenir), jogou no Pinheiros e encerrou a carreira na Saltense (SP), clube que começou a carreira de técnico.  O melhor momento de Ozires como treinador aconteceu em 92, quando ele comandou o Auto Esporte campeão estadual.
 
O ex-zagueiro também treinou o Cachoeiro (ES), URT (MG), o Souza, na Copa do Brasil, o Atlético de Cajazeiras, o Campinense e o Barra Mansa (RJ), antes de retornar para o Auto Esporte. Para virar técnico, ele concluiu o curso de Educação Física do Exército e também da Associação Brasileira dos Técnicos.
 
FOTO:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário