domingo, 1 de setembro de 2013

LÉO BRIGLIA

LÉO BRIGLIA


JOGADOR: Léo Briglia
NOME: Emmanuel Briglia de Magalhães
DATA DE NASCIMENTO: 29 de agosto de 1928

LOCAL: Itabuna-BA
DATA DE FALECIMENTO: 25 de fevereiro de 2016
LOCAL: Itabuna-BA
POSIÇÃO: Meia-Direita
PERÍODO: 1959 a 1961 e 1968
JOGOS:
GOLS: 70 gols
ORIGEM:
JOGO DE ESTREIA: 
Fluminense de Feira (BA) 1 X 2 Bahia em partida amistosa realizada no dia 01/05/1959.

JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA: América-RJ, Colo Colo-BA, Olaria-RJ, Fluminense-RJ, Bahia, Vitória-BA, Leônico-BA, Galícia-BA e São Cristóvão-BA.

TÍTULOS NO CLUBE

* Campeão do Torneio Amizade em 1959
* Campeão do Torneio Quadrangular Interestadual de Salvador de 1960
* Campeão Baiano de 1959, 1960 e 1961
* Campeão do Norte/Nordeste de 1959
* Campeão Brasileiro de 1959

OBSERVAÇÃO: O baiano Léo Briglia, nascido em Itabuna, foi um grande jogador tanto no Bahia como no Fluminense-RJ e teve participação decisiva na conquista do tricolor baiano na Taça Brasil de 1959 sobre o Santos de Pelé. Irreverente e boêmio, o craque que ganhou as páginas dos principais jornais e revistas do país, chegou até a ser convocado para a Seleção Brasileira, mas por problemas físicos ele acabou sendo substituído pela maior estrela do futebol brasileiro, o Rei Pelé.

Os jogos mais importantes da carreira do Léo Briglia aconteceram em 1959 na decisão da Taça Brasil o tricolor baiano e o grande Santos de Pelé. Na primeira partida em 10 de dezembro, o Bahia venceu na Vila Belmiro por 3 a 2, com gols de Biriba, Léo Briglia e Alencar.

Já no dia 30 do mesmo mês, no jogo de volta na Fonte Nova, o Santos devolveu a derrota inicial marcando 2 a 0. Houve, então, a necessidade da realização de uma terceira partida de desempate em campo neutro. Assim sendo, no dia 30 de março de 1960, os dois times se encontraram no Maracanã e com gols de Vicente, Léo Briglia e Alencar, o Bahia fez 3 a 1 e levantou o título,  ganhando assim o direito de representar o Brasil na 1ª edição da Taça Libertadores das Américas.

Enquanto jogava no Fluminense Léo Briglia passou por uma situação curiosa. Em seus primeiros tempos nas Laranjeiras, uma série de contusões não o deixou apresentar um bom futebol. Até que foi descoberto um problema em sua dentição que fez com que vários dentes fossem extraídos. Só então começou a marcar gols. 

Brincalhão e irreverente, mudou o comportamento dos jogadores no aristocrático Fluminense, sendo um dos primeiros atletas a frequentar as piscinas e salões do clube.

Vale lembrar que o Léo Briglia foi o artilheiro da Taça Brasil de 1959 com 8 gols e também que o mesmo fez parte do elenco tricolor que excursionou pela a Europa em 1960. Veio a falecer em fevereiro de 2016 em sua cidade natal, aos 87 anos de idade.

FOTOS:

Campeões da Taça Brasil de 1959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário