segunda-feira, 26 de agosto de 2013

JOGO 394

PARTIDA NUM.: 394
COMPETIÇÃO: Amistoso Interestadual


JOGO: Bahia 5 X 2 América (PE)
DATA: Terça-feira, 27 de março de 1945
LOCAL: Salvador-BA
ESTÁDIO: Arthur Rodrigues de Moraes (Campo da Graça)
JUIZ: Dante Correia da Silva (BA)
AUXILIARES: Não disponível
C. AMARELO: Na época ainda não existia
RENDA: Cr$ 26.764,10
PÚBLICO:
Não disponível
GOLS: Zé Hugo, Jorge, Maneca, Camerino e Velau (Bah) e Edgard e Valdeque (Amé)
BAHIA: Yoyô, Bahiano e Zé Grilo; Jonga, Bianchi e Silva; Camerino, Maneca (Velau), Zé Hugo, Fernando Cacetão e Jorge.
TREINADOR: Nicanor Souza
AMÉRICA: Lessa, Deusdedit e Galego; Pedrinho (Astrogildo), Capuco e Durval; Zezinho, Edgard, Valdeque, Rubens, Oséas.
TREINADOR: Não disponível

OBSERVAÇÃO:
Devido ao deslumbramento causado aos torcedores baianos durante está temporada americana na Bahia (além do Bahia o América enfrentaria naquela temporada o Galícia, o Ypiranga e o Vitória), a diretoria do América promoveu uma homenagem inusitada ao povo baiano. Com o Estádio do Campo da Graça lotado, os jogadores entraram em campo nesta última partida da temporada baiana, uniformizados de forma antológica, ou seja, cada um deles com as cores de um clube baiano, como o leitor mesmo pode notar na foto abaixo. Puxando a fila, a frente dos jogadores, estava o entusiasmado jornalista pernambucano Hélio Pinto, jornalista este que era americano de carteirinha.
 
Começa o jogo e o Campeão Baiano de 1944 que havia vencido com propriedade o seu primeiro confronto desta excursão ao estado da  Bahia do América (o clube pernambucano jogou também nesta excursão com outros clubes baianos), também Campeão Pernambucano do mesmo ano, não se saiu bem no primeiro tempo desta partida revanche, perdendo inclusive parcialmente por 0 x 1.
 
Porém no segundo tempo, com um padrão de jogo jamais vista em campos baianos até aquela época (segunda a imprensa baiana que acompanhou a partida) o Bahia massacrou o clube pernambucano marcando cinco gols e sofrendo apenas um. Ao final da partida, os torcedores do tricolor, encantados que ficaram com os feitos de seus jogadores, entusiasticamente carregaram os seu heróis.

FOTO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário