terça-feira, 27 de agosto de 2013

RUI TANUS

RUI TANUS

JOGADOR: Rui Tanus
NOME: Rui Uzeda Tanus
DATA DE NASCIMENTO: 24 de maio de 1936
LOCAL: Salvador-BA
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Meia (Meia-Direta)
PERÍODO: 1956 e 1957
JOGOS:
GOLS: 
ORIGEM: Divisão de Base do Fluminense-BA (time amador) e do Bahia.
JOGO DE ESTREIA: Bahia 2 X 1 Flamengo-RJ em partida amistosa interestadual realizada no dia 05/08/1956.
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA: Bahia, Vitória-BA

TÍTULOS NO CLUBE

Nenhum

OBSERVAÇÃO: Fez parte do famoso time "Juventude Transviada" de 1957 (time montado para disputar o Campeonato Baiano de 1957 enquanto o time titular excursionava pela Europa, integrado que era por aspirantes, reservas e garotos forjados em sua maioria no próprio clube), que derrotou o poderoso Benfica (POR) por 4 X 1 na Fonte Nova naquele ano. Naquela histórica partida fez um gol de placa, encobrindo o goleiro português Costa Pereira.

Depois do Bahia, Rui jogou no Vitória, participando da primeira excursão do clube à Europa em 1960, ao lado de Roberto Rebouças, Pinguela, Medrado, Otoney e Carlinhos Gonçalves, dentre outros jogadores. Embora atuasse entre os profissionais, nada recebia dos clubes. Até os bichos a que tinha direito, costuma distribuir com os colegas que tinham menores salários.
 
No início de 1960, quando já jogava pelo Vitória-BA, esse jogador foi entrevistado pela famosa "Revista do Esporte" (veja abaixo) e por razão desconhecida, mas que eu creio por está magoado com o Tricolor, deu a seguinte e curiosa declaração: "Se estou comprometido?.... Bem, estou --- Responde o craque. Minha namorada é a Srta. Diva Dourado, baianinha de 16 anos, morena e dona de um palmo de rosto que não é brinquedo. Ela também é de opinião que eu devo largar o futebol, e é o que farei... mas só daqui há dois anos, no mínimo. Até lá, terei tempo de sobra para vencer o Bahia de goleada e marcar gol de letra em Nadinho --- dois desejos que acalento há muito".
 
REVISTA:
 
Revista do Esporte Número 77 - Página 29 - 1960.

Um comentário: