quarta-feira, 21 de agosto de 2013

JUVENAL

JUVENAL


JOGADOR: Juvenal
NOME: Juvenal Amaso Amarijo
DATA DE NASCIMENTO: 27 de novembro de 1923
LOCAL: Santa Vitória do Palmar-RS
DATA DE FALECIMENTO: 30 de outubro de 2009
LOCAL: Salvador-BA
POSIÇÃO: Zagueiro
PERÍODO: 1954 à 1959
ID CBF: 1718
JOGOS:
GOLS: 
ORIGEM: Divisões de Base do Vitoriense-RS e do Farroupilha-RS.
JOGO DE ESTREIA: Bahia 1 X 1 Santa Cruz-PE em partida pelo Torneio Amistoso de 1954 realizada no dia 05/09/1954.
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA: Brasil de Pelotas-RS, Cruzeiro de Porto Alegre-RS, Flamengo-RJ, Palmeiras-SP, Bahia e Ypiranga-BA.

TÍTULOS NO CLUBE

Campeão do Torneio Quadrangular Vivaldo Tavares de 1955 e Campeão Baiano de 1954 e 1956.

OBSERVAÇÃO: Formado nas divisões de base do 
Vitoriense-RS e do Farroupilha-RS, este jogador ficou conhecido como o "JUVA DA COPA" por ter sido Vice-Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950.


No Bahia o zagueiro Juvenal chegou em 1954, sagrando-se Bi-campeão Baiano (1954 e 1956) e fazendo parte do elenco do Bahia que excursionou pela a Europa em 1957. Após deixar o Bahi se transferiu para o Ypiranga-BA, onde pouco tempo depois encerrou sua carreira.

Por volta da segunda metade da primeira década do Século 21, o ex-zagueiro tricolor estava vivendo em condições precárias, numa pequena casa da localidade de Jauá, orla marítima da cidade de Camaçari (Grande Salvador). Sem nenhum conforto, vivendo solitariamente e em estado de abandono, ele vinha sobrevivendo graças à ajuda de alguns parentes e vizinhos. Já não andava por conta de artrose nos joelhos e no quadril e sua única companhia era o seu rádio, o qual mantinha-o informado à moda antiga.

Após repercussão nacional, com matérias mostradas no programa Esporte Espetacular da Rede Globo, "JUVA DA COPA" (como ficou conhecido) começou a ser ajudado. Ganhou televisão e cama nova dos amigos, foi levado para receber atendimento médico em Salvador, onde foi operado e, após passar quatro meses no Hospital das Clínicas, entre recuperação e fisioterapia, finalmente retornou para casa. Apesar de ainda não ter recuperado totalmente sua locomoção, ele estáva muito feliz pela melhora na saúde e pela casa nova que ganhou, graças à ajuda da Prefeitura de Camaçari e do seu antigo clube, o Esporte Clube Bahia.

Ao entrar em sua nova residência, ficou feliz e muito emocionado dizendo: "Gostei muito, melhor do que essa, só essa mesmo. Não tem outra melhor!" E realmente não tinha comparação com a antiga moradia que, segundo ele, "era um barraco". A ajuda e a atenção fizeram tão bem que ele falava em assistir à Copa do Mundo no Brasil, que se realizaria em 2014. Mesmo sem está com a sua saúde perfeita e ainda pobre, seu semblante era de uma pessoa mais feliz e esperançosa, o suficiente para viver o restante de sua terceira idade com o mínimo de dignidade.

Entretanto, no dia 30 de outubro de 2009, antes da Copa do Mundo como era o seu desejo, infelizmente o nosso "JUVA DA COPA", o grande zagueiro tricolor Juvenal Amarijo, Bi-campeão Baiano e Vice-Campeão Mundial pela Seleção Brasileira, nos deixou passando para o andar de cima.

FOTOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário