segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

JOGO 5477

PARTIDA NUM.: 5477
COMPETIÇÃO: Copa do Nordeste (Fase de Grupos)


JOGO: Bahia 2 X 1 Sport (PE)
DATA: Domingo, 04 de fevereiro de 2023
LOCAL: Salvador-BA
ESTÁDIO: Itaipava Arena Fonte Nova
JUIZ: Paulo José Souza Mourão (CD/MA)
AUXILIARES: Antônio Adriano de Oliveira (AB/MA) e Elson Araújo da Silva (AB/MA)
QUARTO ÁRBITRO: Bruno Fernandez Moreira (ASPIRANTE/BA)
ASSESSOR: Raimundo Nonato Lopo de Abreu (CBF/DF)
DELEGADO LOCAL: Silvio Mendes da Paixão Junior (BA)
ANALISTA DE CAMPO: Cláudio Antônio Dias Aragão (CBF/BA)
C. AMARELO: Biel e Caio Alexandre (Bah) e Fabricio Dominguez e Arthur Caike (Spo)
RENDA: R$ 1.538.595,00
PÚBLICO: 46.105 pagantes e 47.138 total
GOLS: Thaciano e Rafael Ratão (Bah) e Gustavo Coutinho (Spo)
BAHIA: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas (Roger Gabriel), Tharciano (Ademir) e Cauly Oliveira (Rafael Ratão); Everton Ribeiro (Yago Felipe) e Biel (Everaldo).
TREINADOR: Rogério Ceni
SPORT: Caíque França; Pedro Lima, Alisson Cassiano, Luciano Castán e Felipinho; Fábio Matheus (Fabinho), Felipe (Ítalo) e Pedro Vilhena (Zé Roberto); Romarinho, Fabrício Dominguez (Arthur Caíke)e Gustavo Coutinho (Lucas André).
TREINADOR: Mariano Soso (ARG)
 
OBSERVAÇÃO: Primeiro jogo do Bahia no Copa do Nordeste de 2024. Na estreia do Bahia na Copa do Nordeste de 2024, o Esquadrão de Aço contou com a estrela do atacante 'Rafael Ratão' (Don Raton) para vencer o Sport-PE por 2 a 1, jogando na tarde deste dia 04/02 (domingo), atuando na Itaipava Arena Fonte Nova em Salvador. O Tricolor baiano dominou o adversário desde o início da partida, abrindo o placar com o atacante 'Thaciano' em belo estilo, mas esbarrando seguidamente nas defesas espetaculares do goleiro 'Caíque França' do clube pernambucano. O Leão da Ilha, que não tinha nada com isso, deixou tudo igual através do atacante 'Gustavo Coutinho' e jogou a pressão para os tricolores, que só viriam marcar o gol da vitória nos acréscimos, com o Don Raton, após uma jogada inesquecível de linha de fundo do jovem da Base tricolor 'Roger Gabriel' de 16 anos, que recebendo um cruzamento do meia 'Yago Felipe', matou a bola no peito dentro da área, tirou o seu marcador com um drible desconcertante, levantou a cabeça e fez um cruzamento (assistência) espetacular na cabeça do seu companheiro 'Rafael Ratão' que colocou a bola dentro do gol, levando ao delírio os mais de 47 mil torcedores presentes no estádio.
 
Vale lembrar que com o seu time principal o Bahia seguia com 100% de aproveitamento na temporada. A equipe, que havia feito pré-temporada em Manchester, só estreando na terceira rodada do Campeonato Baiano. Tendo até aquele momento realizado quatro jogos (três pelo Baianão e um da Copa do Nordeste), com 11 gols marcados e um sofrido.
 
Vale destacar que essa vitória magra do Bahia se deve ao goleiro pernambucano 'Caíque França', grande personagem da partida, pois com defesas importantes, o goleirão salvou o Leão da Ilha de levar uma goleada histórica, sempre aparecendo em momentos decisivos, e quando não era possível, ele contou com a trave que o salvou em duas ocasiões.
 
Algo de muito estranho ocorreu pouco depois do apito final dessa partida que selou a vitória do Bahia. O centroavante tricolor Everaldo agrediu com uma cabeçada o zagueiro Alisson Cassiano, do time pernambucano. O lance resultou em um princípio de confusão entre as duas equipes, mas não houve registro por parte da transmissão da TV.
 
A partir da arquibancada, um vídeo de torcedores do Esquadrão de Aço registrou a agressão. O episódio também não chegou a ser percebido pela arbitragem da partida, que não mencionou qualquer tipo de problema na súmula, publicada que foi pouco depois do final do jogo no site da CBF.
 
Agressão do atacante tricolor Everaldo ao zagueiro Alisson Cassiano.
 
Vale também destacar a presença do cantor baiano Caetano Veloso e família, no camarote da Itaipava Arena Fonte Nova, em companhia do ex-goleiro do clube e atualmente presidente do Bahia Associação, Émerson Ferretti.
 


O JOGO
 
O Bahia foi dono das principais chances de gols e, se não fosse o goleiro pernambucano 'Caíque França', o Esquadrão de Aço poderia ter ido para o intervalo com o placar mais elástico. O Tricolor da Boa Terra começou em alta intensidade e, antes dos dez minutos, teve ótimas oportunidades com o atacante 'Biel' (bela trama pelo lado direito com 'Gilberto' e 'Everton Ribeiro' que terminou em uma grande defesa do goleiro pernambucano) e 'Jean Lucas' (defesa do Sport salvou em cima da linha após infiltração). Aos 17 minutos de partida, o Leão da Ilha viu o atacante 'Thaciano' sair na cara do gol e encobrir o goleirão para marcar um belo gol, Bahia 1 X 0. O Sport também teve boas oportunidades, em  um contra-ataque com 'Romarinho' que terminou em chute por cima, em uma cabeçada na trave do atacante 'Gustavo Coutinho' e mais uma finalização de 'Romarinho', após bobeada do Bahia na saída de bola. Contudo, de modo geral, o Esquadrão de Aço seguiu dominando a partida e quase ampliou com os jogadores 'Biel' e 'Jean Lucas', que esbarraram no goleiro 'Caíque França' novamente.
 
Segundo Tempo

A etapa final começou em ritmo diferente, com o Sport se lançando ao ataque e construindo duas boas chances com o jovem 'Pedro Lima' de 17 anos, que parou no goleiro tricolor 'Marcos Felipe', e num lance com o 'Romarinho', que chutou para fora. Aos poucos, o Bahia retomou o domínio do jogo e quase ampliou em chute na trave do meia 'Cauly Oliveira' e em uma finalização do atacante 'Biel', que exigiu mais uma vez uma grande defesa do goleiro 'Caíque França'. Aos 15 minutos, o meia 'Cauly Oliveira' saiu na cara do gol, mas concluiu mal a jogada. Os atacantes 'Biel' e 'Everaldo' (na trave) ainda tiveram outras chances e também desperdiçaram. Porém a falta de pontaria do Esquadrão e Aço deixava o Leão da Ilha vivo na partida, e aos 28 minutos, o meia 'Zé Roberto' encontrou grande passe para o atacante 'Gustavo Coutinho' concluir na saída do goleiro tricolor 'Marcos Felipe', deixando tudo igual, Bahia 1 X 1 Sport. A partir daí, os comandados do técnico 'Rogério Ceni' voltaram a pressionar o adversário, mas sem a mesma criatividade de antes de sofrer o gol. No finalzinho da partida, nos acréscimos e no abafa, o atacante 'Rafael Ratão', se aproveitando de um belo cruzamento do jovem da base 'Roger Gabriel', marcaria o segundo gol do Esquadrão de Aço, garantindo assim a vitória na estreia e levando ao delírio a grande torcida presente no estádio.
 
VÍDEOS:
 
Equipe do Bahia no aquecimento antes do início da partida.
 
Equipe se preparando para entrar em campo.

Torcida do Bahia preparada para a batalha.

Primeiro gol do Bahia do atacante Thaciano


Segundo gol do Bahia do atacante Rafael Ratão (Don Raton).

Os dois gols do Bahia na partida.

Torcida comemorando o segundo gol da partida do Don Raton.

O youtuber influenciador tricolor 'Matheus Barbaço' comemorando em seu estilo o gol salvador do Don Raton.

Embaixada Tricolor de Ilhéus-BA comemorando o triunfo ao final da partida.

Torcida, técnico e jogadores comemorando o resultado ao final da partida.

Recado pós-jogo do goleiro Marcos Felipe.

Recado pós-jogo do jovem herói da partida Roger Gabriel.

Recado pós-jogo do autor do segundo gol o atacante Rafael Ratão (Don Raton).


Entrevista pós-jogo do técnico Rogério Ceni.
 
 
 
FOTOS:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário