quinta-feira, 15 de agosto de 2013

JOGO 256

PARTIDA NUM.: 256 (ÉPICO)
COMPETIÇÃO: Amistoso Estadual


JOGO: Bahia 10 X 1 Vitória (BA)
DATA: Sexta-feira, 08 de dezembro de 1939
LOCAL: Salvador-BA
ESTÁDIO: Arthur Rodrigues de Moraes (Campo da Graça)
JUIZ: Anísio Silva (BA)
AUXILIARES: Não disponível
C. AMARELO: Na época ainda não existia
RENDA:
Não disponível
PÚBLICO:
Não disponível
GOLS: Vareta (5), Tintas, Nelson, Antenor, Luiz Viana e Nandinho (Bah) e Mozart (Vit) 
BAHIA: Menezes, Heitor e Serra; General, Munt e Gia; Antenor, Tintas (Luiz Viana), Nelson (Nandinho), Vareta e Jorge.
TREINADOR: Não disponível
VITÓRIA: Otto Scheppi (Henriquinho), Umbelino e Bubu (Heitor); Bengalinha, Mesquita e Zezé Catharino; Mozart (Nilo), Durval, Manoelito (Siri), Raul e Vavá Tourinho (Francisco). 
TREINADOR: Não disponível

OBSERVAÇÃO: Esse jogo foi realizado no dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia, acertado que foi pelas diretorias dos dois clubes como uma espécie de Tira-Teima do ano, já que até aquela data o Bahia e o Vitória já haviam se enfrentando em três oportunidades, sendo que no primeiro encontro em 04/06, durante a realização do Torneio Inicio, a partida terminou em 1x1, e nos dois encontros seguintes pelo Campeonato Baiano houve uma vitória para cada clube, ou seja 3X1 para o Bahia em 23/07 e 5X2 para o Vitória em 22/10. 

Apesar do equilíbrio, o grande time naquele ano era o Ypiranga e para está partida o goleiro Henriquinho (goleiro do Vitória que tomara 10 gols na partida de 1938) dera lugar ao goleiro Otto Sherppi. Porém, como se veria ao final da partida esta mudança não adiantaria nada.

O Jogo

O Bahia fez um primeiro tempo arrasador aplicando 3 X 1 nos rubro-negros, com gols de Tintas, Vareta e Nelson respectivamente, descontando Mozart para o Vitória.

Segundo Tempo

Para o segundo tempo o Vitória retornou com o goleiro Henriquinho no lugar do Otto Scheppi e a emenda saiu pior do que o soneto. 

Aos 9 minutos Antenor fez o quarto gol do Bahia e aos 22 minutos foi a vez de Vareta marcar o seu segundo gol na partida fazendo Bahia 5 X 1.

Dos 30 aos 40 minutos, o Bahia fez a festa, marcando mais quatro gols através de Vareta (2), Viana e Nandinho respectivamente, e quando a torcida tricolor já festejava no Estádio da Graça 'conformada' com os 9 X 1, o carrasco do rubro-negro, Vareta, fez o seu quinto gol nesta terceira goleada 'arranha-Céus' do Bahia sobre o Leãozinho da Barra em apenas dois anos.

Consta que a torcida tricolor saiu do Estádio da Graça em estado de graça direto para os festejos da Conceição, onde a navalha e o cacete predominavam, além dos bailes pastoris na Ladeira da Preguiça, e o regalo de iguarias como a caruru, o efó, o acarajé, além dos refrescos, das frutas e da cerveja nas barracas de Herundina, de Pompilia, de Vicência, Clementina, Miquelina, Mãezinha e Benta, quituteiras afamadas daquela época. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário