quinta-feira, 15 de agosto de 2013

JOGO 257

PARTIDA NUM.: 257 (ÉPICO)
COMPETIÇÃO: Campeonato Baiano (Terceiro Turno)


JOGO: Bahia 4 X 4 Ypiranga (BA)
DATA: Quinta-feira, 28 de dezembro de 1939
LOCAL: Salvador-BA
ESTÁDIO: Arthur Rodrigues de Moraes (Campo da Graça)
JUIZ: Anísio Silva (BA)
AUXILIARES: Não disponível
C. AMARELO: Na época ainda não existia
RENDA: 5:671$600
PÚBLICO:
Não disponível
GOLS: Vareta (2) e Jorge (2) (Bah) e Novinha, Didi (2) e Nelsinho (Ypi)
BAHIA: Maia, Bahiano e Serra (Heitor); General, Lourival e Gia; Antenor, Tintas, Vareta, Nelson (Luiz Viana) e Jorge.
TREINADOR: Não disponível
YPIRANGA: Nova, Incêndio e Gregório; Hélio, Raymundo e Cueca; Gildo, Novinha, Didi (Manteiguinha), Estanislau e Nelsinho.
TREINADOR: Não disponível

OBSERVAÇÃO: Este era o nono jogo do Bahia no Campeonato Baiano de 1939 e após esta partida o campeonato seguiu pelo ano de 1940.

Nos dois jogos anteriores contra o Ypiranga pelo Campeonato Baiano de 1939, o Bahia havia ganho por 4 X 2 em 18 de junho e empatado em 1 x 1 em 24 de setembro daquele ano.

Vinte dias após a goleada "arranha-céu" aplicada no Vitória, o Bahia enfrentaria o Ypiranga pelo Terceiro Turno do campeonato, mas entre os dois primeiro jogos e o último contra o Vitória muita coisa havia mudado no Bahia. 

O Tricolor Baiano havia perdido o craque Pedro Amorim que havia se mudado para o Rio de Janeiro para jogar no Fluminense, o clube havia rescindido o contrato com o jogador Tarzan devido a vida boêmia do atleta, o jogador argentino Galateo não assinou contrato com o clube e o caso foi parar na polícia, o clube perdeu o técnico Eugênio Vani e viu o excelente Mário Ramos voltar ao Rio de Janeiro, além de ter de enfrentar uma crise administrativa com a renúncia do cartola Amado Monteiro. Era muita encrenca em uma temporada só e por conta disto o Ypiranga era o favorito nesta partida.

O Jogo

Começa o jogo e o Bahia abre o placar aos 17 minutos através de Vareta, mas o Aurinegro baiano reage com gols de Didi e Novinha mostrando o porquê de seu favoritismo. O primeiro tempo termina com a vitória parcial de 2 X 1 do Ypiranga.

Segundo Tempo

O jogo estava difícil para o Bahia e para piorar a situação do Tricolor Didi e Nelsinho fizeram Ypiranga 4 X 1 faltando 11 minutos para terminar a partida, mas aos 35 minutos Vareta diminui para 4 X 2.

A partir daí a Torcida do Bahia acreditando que dava pelo menos para empatar a partida, começou empurrar o time pra frente, e aos 39 minutos o ponta Jorge marcou o terceiro gol tricolor.

A parte das arquibancadas que abrigava a Torcida Tricolor ainda comemorava o terceiro gol, quando o meio-campo do Bahia interceptou a saída de bola Ypiranguense, e lançou para o ponta Jorge que não vacilou e fuzilou o gol do goleiro Nova do Ypiranga, empatando assim a partida.

Apos o apito do juiz, os torcedores tricolores invadiram o campo do Estádio da Graça para abraçar e beijar os seus heróis, após este jogo que será lembrado para sempre como mais uma das tantas jornadas épicas deste clube que "Nasceu Para Vencer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário