terça-feira, 6 de agosto de 2013

JOGO 17

PARTIDA NUM.: 17
COMPETIÇÃO: Campeonato Baiano (Segundo Turno)


JOGO: Bahia 2 X 2 Ypiranga (BA)
DATA: Domingo, 15 de novembro de 1931
LOCAL: Salvador-BA
ESTÁDIO: Arthur Rodrigues de Moraes (Campo da Graça)
JUIZ: Everaldo Vieira (BA)
AUXILIARES: Não disponível
C. AMARELO: Na época ainda não existia
RENDA: Não disponível
PÚBLICO:
Não disponível
GOLS: Raul Coringa e Milton (Bah) e Pelágio e Lago (Ypi)
BAHIA: Teixeira Gomes; Odilon e Leônidas; Milton, Canoa e Gia; Bayma, Guarany, Gambarotta, Raul Coringa e Rubem.
TREINADOR: João Barbosa 
YPIRANGA: José, Arlindo e Silvino; Azevedo Popó e Libânio; Binha, Mila, Lago, Pelágio e Sandoval.
TREINADOR: Não disponível

OBSERVAÇÃO: Esse foi o oitavo jogo do Bahia no Campeonato Baiano de 1931.
O clima na capital baiana fervilhava durante a semana que antecedeu o jogo, pois para este jogo a esperança dos adversários era que pelo menos o Ypiranga quebrasse a invencibilidade do Bahia. Pelos jornais a grande torcida 'Ypiranguense' alardeavam que estavam treinando uma canção com a música de 'Para Inglês Ver' para comemorar a vitória aguardada por eles. Já a pequena Torcida do Bahia em resposta dizia que 'se a paródia da canção do Ypiranga falhar, o Lado B (posição na época da Torcida do Bahia no Campo da Graça) estaria firme e bem treinada no "é canja, é canja de galinha..."'. No entanto, neste dia de Proclamação da República, o Bahia viria com esse empate confirmar o título de Campeão Baiano Invicto de 1931. O clube conquistou os seus dois primeiros títulos no seu ano de fundação confirmando que estava predestinado. Havia "Nascido para Vencer".

Vale registrar que neste jogo houve uma pancadaria generalizada iniciada após uma disputa de bola entre o goleiro tricolor Teixeira Gomes e o atacante Pelágio (que pouco tempo depois iria para o Bahia) do Ypiranga, e também uma tentativa de agressão por parte de um torcedor do ypiranguese contra o jogador Popó do próprio amarelo e preto.
 
O JOGO
 
O juiz Everaldo Vieira tirou o 'Cara e Coroa' que foi ganho pelo Bahia, dando logo após início a partida que seria disputadíssima do primeiro ao último minuto. O artilheiro 'Raul Coringa' abriria o placar para o Bahia aos 21 minutos do primeiro tempo, mas sete minutos depois o jogador Ypiranguense 'Pelágio' empataria a partida para o Alvinegro baiano. 
 
Ainda nesse primeiro tempo, um torcedor do Ypiranga que estava acomodado na sombra, tentou agredir o jogador Popó do próprio Ypiranga, por achar que ele estava jogando mal. Ao final a primeira etapa terminou empatada em 1 x 1.
 
Segundo Tempo
 
Dado inicio a segunda etapa, aos 9 minutos da partida, o jogador 'Lago' do Ypiranga desempatou o jogo com um chute que passou entre as pernas do goleiro tricolor Teixeira Gomes. 
 
Agitação na torcida o que esquentou o clima em campo, quando o goleiro tricolor Teixeira Gomes ao defender uma bola, acabou recebendo um murro no queixo do atacante Ypiranguense 'Pelágio'. Imediatamente houve o revide do goleiro tricolor e começou então o pugilato. O juiz da partida prontamente suspendeu a partida, tendo inclusive a policia entrado em campo. Após serenados os ânimos, a partida seguiu e sem que ninguém fosse expulso.
 
O Bahia bota pressão e aos 33 minutos, o jovem atacante tricolor 'Rubem' fez um passe de longe para o seu irmão 'Milton' que, com um chute forte à meia altura certeiro e enviesado marcou o gol de empate do Bahia, transformando-se no primeiro herói do clube e garantindo o título invicto de Campeão Baiano para o Tricolor da Boa Terra.

FOTO:

Campeões Baianos de 1931 (invicto)

JORNAL:

Nota Esportiva parabenizando o clube pela Conquista do Campeonato Baiano de 1931 - Jornal ETC de Salvador - 15 de novembro de 1931 - Pág. 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário