segunda-feira, 8 de novembro de 2021

JOGO 5337

PARTIDA NUM.: 5337
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro (Jogo de Volta)

                                                   

JOGO: Bahia 0 X 3 Flamengo (RJ)
DATA: Quinta-feira, 11 de novembro de 2021
LOCAL: Rio de Janeiro-RJ
ESTÁDIO: Jornalista Mário Filho (Maracanã)
JUIZ: Vinicius Gonçalves Dias Araújo (AB/SP)
AUXILIARES: Cristhian Passos Sorence (AB/GO) e Hugo Sávio Xavier Correa (AB/GO)
QUARTO ÁRBITRO: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (CD/RJ)
INSPETOR: Nilson de Souza Monção (CBF/RJ)
DELEGADO LOCAL: Marcos Vinicio de Abreu Trindade (CBF/RJ)
ANALISTA DE CAMPO: José Carlos Santiago Andrade (CBF/RJ)
ÁRBITRO DE VÍDEO: Elmo Alves Resende Cunha (MTR/GO)
AUXILIAR DE VÍDEO: Cleriston Clay Barreto Rios (MTR/SE)
OBSERVADOR DE VAR: Roberto Perassi (CBF/SP)
EXPULSÃO: Matheus Bahia e Rossi (Bah) e Diego (Fla) 
C. AMARELO: Germán Conti (Bah)
RENDA: R$ 376.517,50
PÚBLICO: 8.793 pagantes e 9.488 presentes
GOLS: Gabigol (pên), Michael e Andreas Pereira (Fla)
BAHIA: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Germán Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia; Edson (Luizão), Daniel (Ronaldo) e Lucas Mugni; Raí Nascimento (Rossi), Juninho Capixaba (Renan Guedes) e Gilberto (Rodallega).
TREINADOR: Guto Ferreira (Gordiola)
FLAMENGO: Hugo Souza, Rodinei, David Luiz (Bruno Viana), Gustavo Henrique e Ramon (Bruno Henrique); Thiago Maia, Andreas Pereira e Diego; Kenedy (Michael), Gabigol e Vitinho.
TREINADOR: Renato Portaluppi (Renato Gaúcho)
 
OBSERVAÇÃO: Trigésimo primeiro jogo do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2021. A arbitragem infelizmente mais uma vez foi protagonista em um jogo do Flamengo-RJ. Neste dia 11/11 (quinta-feira), em jogo realizado no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2021, a equipe carioca venceu o Tricolor da Boa Terra por 3 a 0, com um gol absurdo de pênalti convertido pelo Gabigol e os outros dois pelos seus companheiros Michael e Andreas Pereira.
 
Com esse triunfo o Flamengo chegou a 57 pontos conquistados em 30 jogos, ficando na terceira posição. Já o Bahia, que foi muito prejudicado pela falta de seriedade do arbitro desta partida, permaneceu como 16º colocado na competição, com 36 pontos conquistados, três a mais que o Juventude, o primeiro time da zona de rebaixamento.
 
Bom leitor, antes de entramos na questão do tal pênalti mal marcado para o Flamengo, quero aqui chamar atenção de todos para um outro lance crucial da partida, lance este que passou batido, ocorrido antes deste pênalti absurdo. No lance em questão, o zagueiro rubro-negro 'David Luiz' claramente atinge dentro da grande área, com a mão, o rosto do atacante Raí Nascimento do Bahia. Vejam este lance abaixo.

Lance polêmico de possível pênalti não marcado para o Bahia

O primeiro gol do Flamengo saiu num pênalti  muito mal marcado pelo árbitro 'Vinicius Gonçalves Dias Araújo' que segundo ele viu toque de Conti com o braço em finalização de Diego. Chamado pelo VAR, revisou e debateu o lance com o árbitro de vídeo 'Elmo Alves Resende Cunha' que lhe chamava a atenção de que a bola havia batido no peito do jogador do Bahia, mas contrariando a razão, o juiz em questão resolveu manter a sua decisão de campo.
 
O comentarista da 'Central do Apito da Rede Globo', o ex-árbitro 'Sandro Meira Ricci', que acompanhava a partida, afirmou logo após a marcação do pênalti: "Não foi pênalti. A bola pegou no ombro. O braço estava muito aberto, mas bate na altura do peito. Pelo menos nas imagens que a gente viu, a bola não bate no braço".
 
E após o árbitro da partida ter confirmado a penalidade, o ex-árbitro completou dizendo: "A gente vai ter que aguardar o áudio para entender a decisão da arbitragem. Eu não consigo explicar por que o pênalti foi mantido. Para mim, apesar de o braço estar aberto, a bola bate no ombro. A revolta do Bahia é justificada, porque não houve a penalidade. Espero que não tenha sido por causa de toda a pressão que o Flamengo faz sobre a arbitragem."
 
Veja abaixo, o debate do lance entre esses dois árbitros no áudio citado pelo ex-árbitro 'Sandro Meira  Ricci', divulgado que foi pela CBF no dia seguinte a esta partida.
 
Áudio do debate entre o árbitro da partida e o arbitro de vídeo.
 
Pois então leitor, sendo justo, é claro que isto por si só não explica a derrota do Bahia nesta partida, mas também não confirma que se o pênalti não fosse marcado o jogo não poderia ter outro resultado. Afinal, apesar do Flamengo até aquele momento esta melhor em campo, o Bahia vinha fazendo uma boa partida e criando boas oportunidades de gol. Com a marcação desse pênalti, em lance absurdo protagonizado por esse árbitro (guardem o nome dele - o paulista Vinicius Gonçalves Dias Araújo)  naturalmente todo o time do Bahia emocionalmente se desestabilizou, inclusive no intervalo da partida, até ameaçou em não retornar para o segundo tempo, ação esta que não se concretizou e acabou se transformou apenas num atraso de pouco minutos em protesto a marcação absurda deste árbitro inconsequente.
 
Diante de tanta irresponsabilidade deste árbitro leitor, ou por erro ou por falta de caráter, é claro que o mesmo não poderia permanecer imune a ter o seu nome colocado em dúvida e de vê-lo envolvido em diversas teorias da conspiração. E as reclamações e indignações que, logo após a marcação do pênalti, já se espalhavam pelas redes sociais por todo o país, foi endossada de forma veemente pelo vice-presidente do Bahia, o Sr. Vitor Ferraz, em entrevista nos bastidores do Maracanã após a partida. Nesta entrevista o vice-presidente do Bahia cobrou do até aquele momento presidente da 'Comissão de Arbitragem da CBF', o gaúcho Leonardo Gaciba, que o mesmo tivesse coragem e aparecesse para dizer o que estava acontecendo com a arbitragem brasileira, já que, na opinião dele, o Bahia estava sendo prejudicado pela terceiro jogo consecutivo, fora outros erros que estavam ocorrendo em jogos de outros clubes. Curiosamente dia seguinte, o sumido Leonardo Gaciba, após mais de dois anos a frente da Comissão de Árbitros, em gestão por diversas vezes mais que contestada, seria finalmente demitido desta Comissão pelo presidente interino da CBF, o baiano 'Enaldo Rodrigues'. Confira abaixo um corte da parte mais forte da entrevista do Vice-presidente do Bahia.

Vice-presidente do Bahia cobrando do presidente da Comissão de Árbitros

E as reclamações vieram também por parte dos jogadores do Bahia, tendo como porta-voz o goleiro 'Danilo Fernandes', que desabafou em entrevista dada logo após o jogo. Veja Abaixo.

Desabafo do goleiro do Bahia Danilo Fernandes.

As manifestações de apoio ao Bahia continuaram, tanto nas redes sociais como por parte de alguns profissionais de mídia, como o conhecidíssimo jornalista 'Juca Kfouri', que postou em seu blog logo após a partida (Blog do Juca) um artigo intitulado "Arbitragem Criminosa Facilita Vida do Flamengo Contra o Bahia".

E não parou por aí, pois a sempre apaixonante torcida do Bahia, em apoio ao seu clube, indignada que ficou com o que aconteceu no Maracanã, resolveu preparar uma grande festa para receber a Delegação Tricolor no Aeroporto Internacional de Salvador. Veja abaixo alguns vídeos desta festa.

Torcida recebe delegação do Bahia no Aeroporto.

O JOGO
 
Deste o inicio da partida o mexido time do Flamengo tomou a iniciativa do jogo. Com mais posse de bola, buscava encurralar o Bahia em seu campo. Entretanto, mostrava falta de criatividade. Já o Bahia, por sua vez, tentava levar perigo sempre jogando nos contra-ataques. Até que em dado momento da partida o Flamengo passou a assustar o Bahia, quando 'David Luiz' cobrou uma falta perigosa para fora, e  depois o seu companheiro 'Vitinho' desviou um cruzamento de 'Rodinei', pela direita do gol. Foi então que veio o tal lance do polêmico pênalti. 'Diego' recebeu cruzamento e emendou bicicleta, e a bola explodiu no peito do zagueiro argentino 'Conti' do Bahia. O árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo marcou o pênalti e imediatamente foi chamado pelo árbitro de vídeo 'Elmo Alves Resende Cunha (GO)' que recomendou a revisão do lance. Entretanto, Vinicius assim mesmo resolveu manter a decisão em um dos maiores absurdos da história do Futebol Brasileiro. Assim sendo, aos 31 minutos, o atacante 'Gabigol' fazia de pênalti 1 a 0 para o Flamengo.
 
Dez minutos depois, o lateral esquerdo 'Matheus Bahia' do Tricolor da Boa Terra faria outra falta em 'Kenedy' sendo expulso da partida por ter levado o segundo cartão amarelo. Foi aí então, com um a menos em campo, que o Bahia, teve a sua melhor chance nesta primeira etapa. O lateral direito 'Nino Paraíba' desceu pela direita e chutou cruzado, mas o goleiro rubro-negro 'Hugo Souza' defendeu.
 
Segundo Tempo
 
Logo no início da segunda etapa o rubro-negro 'Thiago Maia' obrigou o goleiro baiano 'Danilo Fernandes' a salvar o Bahia, quando o mesmo foi cirúrgico ao desviar um cruzamento de 'Vitinho, num lance em que seu companheiro 'Gabigol' não conseguiu completar. Porém aos 12 minutos, o goleiro baiano nada pôde fazer, quando 'Vitinho cruzou e 'Michael' completou para o gol, fazendo Flamengo 2 a 0.
 
A partir daí o jogo ficou ainda mais quente. O atacante baiano 'Rossi', que acabara de entrar, acertou uma cotovelada no meia rubro-negro 'Diego', que depois agarrou o pescoço do rival e levou amarelo. O VAR interferiu novamente e recomendou a revisão do lance e o  árbitro expulsou acabou expulsando os dois jogadores. O Flamengo, com um jogador a mais em campo, continuou em cima e pouco antes do final da partida, em um chute de fora da área, ampliaria pra 3 X 0, com Andreas Pereira.
 
FOTOS:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário