terça-feira, 23 de novembro de 2021

JOGO 5340

PARTIDA NUM.: 5340 (Épico)
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro (Jogo de Volta)

                                         

JOGO: Bahia 3 X 1 Grêmio (RS)
DATA: Sexta-feira, 26 de novembro de 2021
LOCAL: Salvador-BA
ESTÁDIO: Itaipava Arena Fonte Nova
JUIZ: Bruno Arleu de Araújo (FIFA/RJ)
AUXILIARES: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (AB/RJ)
QUARTO ÁRBITRO: Emerson Ricardo de Almeida Andrade (AB/BA)
ANALISTA DE CAMPO: Claudio Antônio Dias Aragão (CBF/BA)
ÁRBITRO DE VÍDEO: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA/RJ)
AUXILIAR DE VÍDEO: Diogo Carvalho Silva (AB/RJ)
OBSERVADOR DE VAR: José Henrique de Carvalho (CBF/SP)
C. AMARELO: Rodriguinho, Lucas Mugni e Nino Paraíba (Bah) e Kannemann, Vanderson e Cortez (Grê) 
RENDA: R$ 630.622,00
PÚBLICO: 29.576 pagantes e 30.071 total
GOLS: Matheus Bahia, Raí Nascimento e Daniel (Bah) e Thiago Santos (Grê)
BAHIA: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Germán Conti, Gustavo Henrique e Matheus Bahia; Patrick de Lucca (Edson), Lucas Mugni e Rodriguinho (Daniel); Raí Nascimento (Raniele), Rossi (Ronaldo) e Gilberto (Rodallega).
TREINADOR: Guto Ferreira (Gordiola)
GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Vanderson (Rafinha), Pedro Geromel, Kannemann (Diego Souza) e Bruno Cortez; Thiago Santos e Victor Bobsin (Campaz); Villasanti (Jean Pyerre), Alisson (Douglas Costa) e Ferreira; Borja.
TREINADOR: Vagner Mancini
 
OBSERVAÇÃO: Trigésimo quarto jogo do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2021. Após três jogos sem obter vitórias, o Bahia voltou a vencer e desta vez por 3 X 1 o Grêmio-RS, jogando pela 36ª rodada do Brasileirão (o Bahia tinha um jogo há menos), na noite deste dia 26/11 (sexta-feira) na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA. Com este resultado o Esquadrão de Aço saiu finalmente da 'Zona de Rebaixamento' da Série-A que, competição esta que até aquele momento se encontrava há três rodadas do fim. O 'Tricolor de Aço' bateu o Grêmio com gols de 'Matheus Bahia', 'Raí Nascimento' e 'Daniel', enquanto o jogador 'Thiago Santos' diminuiu para o clube gaúcho. Apesar de ter oscilado em alguns momentos, a equipe baiana comandada pelo técnico 'Guto Ferreira' teve bom equilíbrio emocional e conseguiu impor seu ritmo na maior parte do tempo. O Tricolor gaúcho demorou a se encontrar em campo e teve suas melhores oportunidades quando o adversário decidiu recuar.
 
Com este resultado o Bahia subia para a 16ª posição, com 40 pontos conquistados – mesma pontuação do Juventude-RS, que naquele momento abria o 'Z-4' da competição. Já o Grêmio, por outro lado, vivia uma situação muito mais complicada, pois permanecia com os seus 36 pontos (há quatro pontos do Bahia), com apenas três jogos a fazer na 18ª colocação da competição e caminhando a passos largos para degola.
 
Vale registrar que esta importante partida para ambas as equipes na luta contra o rebaixamento contou na época com a presença de três grandes atletas do boxe brasileiro, 'Keno Marley Machado' (Atleta Olímpico, Campeão Olímpico da Juventude 2018, Campeão Pan-americano 2019 e Campeão Mundial 2021), 'Hebert Conceição' (Campeão Olímpico em Tóquio e Embaixador do Clube) e Robson Conceição (Campeão Olímpico no Rio e Boxer Profissional), todos três baianos e torcedores confessos do Esquadrão de Aço.

Keno Marley Machado, Hebert Conceição e Robson Conceição.
 
A partida também contou com a presença iluminada das 'Mulheres de Aço', algumas jogadoras da equipe feminina do clube que recentemente conquistaram o Bi-Campeonato Baiano de Futebol Feminino 2019-2021.

As 'Mulheres de Aço' que foram acompanhar na Arena Fonte nova esta partida.
 
Um fato curioso merece também ser registrado, afinal não foram apenas os torcedores do Bahia que marcaram presença na Arena Fonte Nova nesta partida. Torcedores do Internacional de Porto Alegre-RS, grande rival local do Grêmio, apesar de distantes, fizeram questão de ajudar a torcida tricolor da Boa Terra, e durante todo o dia da partida, se movimentaram as redes sociais em uma campanha para comprar ingressos para torcedores do Tricolor Baiano que não podia por razões financeiras comparecer a esta partida. A ideia era lotar a Fonte Nova e "contribuir" para um possível rebaixamento do time comandado pelo técnico 'Vagner Mancini'.

Após ajuda de colorados, torcedores do Bahia levam bandeira do Inter esta partida.

Vale registrar também que um fato ocorrido durante a semana de preparação para esta partida contribuiu decisivamente para o resultado da mesma, facilitando ainda mais para o Bahia um jogo que naturalmente já seria muito complicado para o clube gaúcho. Tudo começou com algumas declarações do vice-presidente do Grêmio, o Sr. Dênis Abrahã, visando pressionar tanto a arbitragem da partida como a própria CBF, e culminou com uma declaração infeliz ou por soberba ou por total desconhecimento da força nas arquibancadas desta fantástica e inigualável torcida do Bahia (Tricampeã Brasileira em eleições da CBF). O infeliz diretor do Grêmio deu a seguinte declaração: "Se a torcida do Bahia fosse como a do Grêmio, eu estaria preocupado. Porque a nossa é inigualável, apoia do primeiro ao último minuto, e isso nos faz muita falta. Mas a do Bahia, com 20 minutos está resmungando. Se tivermos malandragem e experiência podemos tirar vantagem disso. E estamos preparados para isso, para de uma hora para a outra transformar tudo”.

O infeliz e mal informado vice-presidente do Grêmio, o Sr. Dênis Abrahão.

Pois então, a infeliz diretor gremista mexeu com quem não devia e só colaborou para deixar com raiva a torcida mais fiel e de maior presença nos estádios brasileiros, fazendo com que a mesma realiza-se uma festa inesquecível nas arquibancadas, mesmo estando tremendamente chateada com a incompetência instalada no clube há quase quatro anos por esses 'Meninos de Playgroud'. Veja abaixo alguns vídeos desta festa inesquecível feita por esta fantástica torcida, responsável que foram por empurrar este fraco elenco montado pelo incompetente Sr. Guilherme Bellintani, a esta vitória épica e inesquecível.

Canta Torcida do Bahia, mostra a sua força.

Os jogadores do Bahia agradecendo o apoio da torcida após o final da partida.

O JOGO
 
Empurrado por uma massa de 30 mil torcedores entusiasmados, o Bahia começou melhor que o Grêmio e abriu o placar aos 12 minutos, quando o lateral-esquerdo 'Matheus Bahia' recebeu lançamento do meia 'Rodriguinho', aproveitou a falha da defesa e mandou para o fundo da rede. O maior erro do time gaúcho, no entanto, aconteceria cinco minutos depois, quando o zagueiro 'Pedro Geromel' recuou mal para o goleiro 'Gabriel Chapecó' e o atacante baiano 'Raí Nascimento', tirou a bola do goleiro gaúcho, fazendo assim o segundo do Tricolor baiano, levando a torcida ao delírio. O Bahia diminuiu o ritmo, mas não o suficiente para que o Grêmio, que lutava contra os próprios nervos e erros, equilibrasse as forças. A melhor chance gremista de reagir surgiu aos 44 minutos, em chute do atacante 'Alisson', que parou numa grande defesa do goleiro baiano 'Danilo Fernandes'.
 
Segundo Tempo
 
Se já estava recuado antes do intervalo, o Bahia pareceu ter ficado no vestiário. O Grêmio voltou mais atento e organizado na segunda etapa. E por conta disto, não demorou muito para que o gremista 'Thiago Santos' diminui-se o placar aos 15 minutos, depois de duas chances perdidas pelos atacantes baianos 'Rossi' e 'Gilberto';, quando então ele desviou um chute de seu companheiro 'Rafinha' no rebote do goleiro baiano 'Danilo Fernandes', isto depois da cobrança de um escanteio. O gol gremista acordou o 'Esquadrão de Aço', que passou então a correr atrás do prejuízo. Foi ai que o atacante 'Raí Nascimento' balançou as redes aos 26 minutos, mas teve o seu gol anulado por impedimento marcado no início da jogada. Porém o Bahia continuou pressionando e logo o terceiro gol ocorreu para o delírio dos torcedores baianos presentes, quando aos 39 minutos o meia Daniel não desperdiçou um passe do atacante colombiano 'Rodallega' e fez um golaço na Arena Fonte Nova. O atacante gremista 'Borja' ainda teve uma uma chance inacreditável nos últimos minutos, mas desperdiçou a oportunidade.
 
VÍDEOS:
 
Equipe do Bahia se aquecendo antes do início da partida.

Os dois primeiros gols do Bahia na partida.

O terceiro gol do Bahia na partida

O terceiro gol do Bahia por outro ângulo.

Bastidores do jogo.

FOTOS:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário