terça-feira, 30 de novembro de 2021

JOGO 5343

PARTIDA NUM.: 5343 (Épico)
COMPETIÇÃO: Campeonato Brasileiro (Jogo de Volta)

                                         

JOGO: Bahia 2 X 0 Fluminense (RJ)
DATA: Domingo, 05 de dezembro de 2021
LOCAL: Salvador-BA 
ESTÁDIO: Itaipava Arena Fonte Nova
JUIZ: Luiz Flavio de Oliveira (FIFA/SP)
AUXILIARES: Neuza Ines Back (FIFA/SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (AB/SP)
QUARTO ÁRBITRO: Felipe Fernandes de Lima (AB/MG)
INSPETOR: Antonio Pereira da Silva (CBF/GO)
DELEGADO LOCAL: Silvio Mendes da Paixão Junior (BA)
ÁRBITRO DE VÍDEO: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA/MG)
AUXILIAR DE VÍDEO: Marcus Vinicius Gomes (AB/MG)
OBSERVADOR DE VAR: Marcos André Gomes da Penha (CBF/ES)
EXPULSÃO: Rossi (Bah) e Manoel (Flu)
C. AMARELO: Juninho Capixaba, Gilberto (Bah) e Yago Felipe, Fred, Bobadilla, Luccas Claro e Wellington (Flu)
RENDA: Renda: R$ 418.346,00
PÚBLICO: 26.048 pagantes e 26.701 total
GOLS: Gilberto (pên) e Gilberto (Bah)
BAHIA: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Germán Conti, Luiz Otávio e Matheus Bahia (Renan Guedes); Patrick de Lucca e Edson (Raniele); Rodriguinho (Juninho Capixaba), Raí Nascimento (Ronaldo) e Rossi; Gilberto (Rodallega).
TREINADOR: Guto Ferreira (Gordiola)
FLUMINENSE: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Manoel, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Wellington (Lucca), Yago Felipe e André (Martinelli); Luiz Henrique (Matheus Ferraz), Caio Paulista (Cazares) e Fred (Bobadilla).
TREINADOR: Marco Aurélio de Oliveira (Marcão)
 
OBSERVAÇÃO: Trigésimo sétimo jogo do Bahia no Campeonato Brasileiro de 2021. Em um jogo tenso pela 37ª rodada do Brasileirão da Série-A, diante de 26.701 torcedores que lotaram a 'Itaipava Arena Fonte Nova', em Salvador-BA, o Bahia derrotou o Fluminense-RJ por 2 X 0, com dois gols do atacante artilheiro Gilberto, incluindo um golaço que garantiu o triunfo para o Tricolor da Boa Terra. O time do técnico Guto Ferreira fez um grande primeiro tempo e construiu a vantagem com certa facilidade, enquanto o do técnico Marcão encontrou dificuldades e levou pouco perigo ao gol adversário. O Bahia (ao menos até o final daquela rodada) estava fora da 'Zona de Rebaixamento (Z-4)'. Já o Fluminense iria levar até a última rodada a sua briga por uma vaga na Libertadores do ano de 2022.
 
Com este resultado o Bahia conseguiu uma vitória importantíssima na luta contra o rebaixamento, afinal chegava aos 43 pontos conquistados na competição, pulando momentaneamente para a 15º posição e saindo da  'Zona de Rebaixamento', pelo menos até o final daquela rodada, já que o Juventude-RS (16º posição) e o Cuiabá-MT (17º posição), também tinham 43 pontos e ainda jogariam no dia seguinte (segunda-feira) contra São Paulo-SP e Fortaleza-CE, respectivamente. Já o Fluminense com este resultado, perdeu a oportunidade de encaminhar uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores, e a partir daquele momento corria o risco de nem sequer se classificar para a competição, afinal,  com esta derrota, o clube carioca estacionava nos 51 pontos conquistados, permanecendo na sétima posição, mas podendo ser ultrapassado por América-MG ou Ceará-CE até o final daquela rodada.
 
Um fato interessante ocorreu pouco antes do início dessa partida e tem que ser registrado. Dentre os grandes técnicos que passaram pelo Bahia (Ephigenio Baianese - o Geninho, Paulo Amaral, Paulo Emilio, Zezé Moreira, Orlando Fantoni, Carlos Froner, Aymoré Moreira, entre outros), todos eles campeões e já falecidos, o maior deles e felizmente ainda vivo, ou seja, o Mestre Evaristo de Macedo, enviou uma mensagem de apoio via twitter ao Bahia e aos seus jogadores dizendo: "Dia importante para Bahia em jogo decisivo na Fonte Nova ao lado de sua torcida. Que os jogadores do Bahia sigam as orientações de seu treinador, mas se superem em campo com as energias dos Orixás da Bahia e a proteção de Nosso Senhor do Bonfim. Avante Esquadrão de Aço!"
 
Outro registro importante que devemos ressaltar sobre essa partida foi a participação mais uma vez crucial da fantástica torcida tricolor que, mesmo preocupada com toda esta situação do Bahia no Brasileirão de 2021 e mais ainda com a 'gestão pífia e desastrosa' dessa diretoria incompetente do 'Sr. Gulherme Bellintani', começou a chegar bem cedo ao estádio de todos cantos da cidade e do interior baiano via carro, de metrô, de ônibus a pé, esperançosa que estava neste triunfo contra o Tricolor Carioca. Entretanto, não satisfeita e pronta para briga, essa inigualável  torcida do Bahia, antes mesmo de chegar ao estádio já cantava seus gritos de guerra como foi registrado nos vídeos abaixo filmados no Metrô de Salvador. Porém, reconhecida no Brasil (não certamente pelo mal informado e infeliz diretor do Grêmio-RS) por ser um espetáculo a parte nas arquibancadas, uma vez mais foi protagonista durante esta partida de mais um grande espetáculo histórico, neste jogo que considero 'épico' diante das circunstâncias criadas pela incompetência desse 'Meninos de Playgroud'.

Os tricolores cantado ainda no Metro.

Canta, canta e mostra sua força.

Ao final do jogo a Torcida faz a festa.
 
Outro fato que deve ser registrado nesta partida foi sem dúvida mais uma bela participaçao do atacante Gilberto (Gibagol), naquele momento simplesmente o vice-artilheiro do Brasileirão, com 15 gols marcados, atrás apenas do jogador Hulk do Atlético-MG, que tinha 19 gols. Gilberto uma vez mais decidiu a parada para o Bahia ainda no primeiro tempo em que o 'Tricolor da Boa Terra' amassou o Fluminense.
 
Após a partida, Gilberto que, com os seus 83 gols marcados até aquele momento com a camisa do 'Esquadrão de Aço', era o grande responsável pelo 'Tricolor da Boa Terra' ter permanecido na Série-A depois que esses incompetentes assumiram o clube em 2018, bem como a nossa grande arma para o jogo contra o Fortaleza-CE de vida ou morte para o clube baiano nesta competição, deu a entrevista abaixo parabenizando a ele e a esposa pelos 6 anos de casados.
 

Agora só restava ao tricolores baianos aguardar essa ultima partida da competição contra o Fortaleza-CE, que ocorreria na capital cearense dia 09/12 (quinta-feira), onde então o 'Esquadrão de Aço' definiriam definitivamente a sua sorte na temporada. No entanto, apesar do Bahia continuar na luta contra o rebaixamento, graças a este triunfo contra o clube carioca, a situação do 'Tricolor da Boa Terra' era ainda bastante delicada, pois além de ter de enfrentar uma das melhores equipes de campeonato jogando fora de casa, não mais só dependia de si mesmo para escapar dessa enrascada.
 
O JOGO
 
O 'Tricolor da Boa Terra' dominou praticamento todo o primeiro tempo, só levando um susto no primeiro minuto de partida, quando após uma bola levantada na área, o atacante fluminense 'Fred' pegou sozinho de primeira, mas mandou por cima do gol.
 
A partir daí, só deu Bahia, e aos três minutos, o atacante 'Gilberto' arriscou um voleio na área e quase marcou um golaço. Dois minutos depois, o meia 'Rodriguinho' do Bahia chutou de fora da área e tirou tinta da trave. Aos 15 minutos, o atacante 'Rossi' recebeu passe de do seu companheiro 'Gilberto' e soltou uma bomba, mas o goleiro fluminense 'Marcos Felipe' fez uma bela defesa.
 
Já aos 35 minutos, o lateral fluminense 'Luccas Claro' tocou com a mão na bola na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o artilheiro 'Gilberto' acertou no cantinho para abrir o placar, fazendo Bahia 1 X 0. Porém o artilheiro baiano 'Gilberto' estava em tarde inspirada, e aos 46 minutos fez mais um para o 'Tricolor da Boa Terra', após mais um erro do lateral 'Luccas Claro', fazendo com que Gibagol recebesse livre e toca-se por cobertura para fazer um golaço no estádio da Itaipava Arena Fonte Nova.
 
Segundo Tempo
 
Já no segundo tempo, o 'Tricolor das Laranjeiras' quase diminuiu aos sete minutos, quando o jogador 'Yago Felipe' chutou rasteiro, e o goleiro baiano 'Danilo Fernandes' se atrapalhou todo, mas felizmente a bola bateu na trave.
 
O Bahia tentou responder aos 17 minutos, quando 'Juninho Capixaba' recebeu passe na esquerda, invadiu a área e chutou forte, mas o goleiro fluminense 'Marcos Felipe' espalmou evitando assim o terceiro gol do Bahia. Minutos depois, o atacante baiano 'Rossi' e o jogador fluminense 'Manoel' se estranharam em campo, e o árbitro da partida não contou conversa dando cartão vermelho aos dois jogadores.
 
No fim, o 'Tricolor da Boa Terra' ainda quase fez o terceiro, quando o jogador 'Raniele' entrou sozinho na área fluminense, mas chutou para fora, desperdiçando assim uma clara e grande chance de ampliar o placar da partida.

VÍDEO:
 
Aquecimento da equipe do Bahia antes do início da partida.
 
Os dois gol do atacante artilheiro 'Gilberto'.
 
Os dois gols de 'Gilberto' por outro ângulo.
 
FOTOS:
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário