quarta-feira, 6 de outubro de 2021

JOGO 1

PARTIDA NUM.: 1
COMPETIÇÃO: Amistoso Estadual


JOGO: Bahia 1 X 3 Vitória (BA)
DATA: Segunda-feira, 22 de outubro de 1956
LOCAL: Salvador-BA
ESTÁDIO: Governador Octávio Mangabeira (Fonte Nova)
JUIZ: Não disponível
AUXILIARES: Não disponível
C. AMARELO: Na época ainda não existia
RENDA: Cr$ 350.000,00
PÚBLICO:
Não disponível
GOLS: Lilita (Bah) e Doramita, Nilza e Laise (Vit)
BAHIA: Emília (Zilda), Lilita e Joselita (Elizabete); Marlena, Antônia e Alvidéia; Neinha (Avani), Altamira, Edna, Aidil e Maria Lúcia.
TREINADOR: Não disponível
VITÓRIA: Grijalva (Olga); Rosalinda, Lindaura e Élnia; Doramita e Darci; Laise, Ivonildes, Nilza, Lindinalva e Tereza Maria.
TREINADOR: Não disponível
 
OBSERVAÇÃO: Primeiro jogo do Bahia na história e o Primeiro BA X VI. Cerca de 15 anos depois que o ex-presidente Getúlio Vargas estabeleceu a lei que proibia o 'Futebol Feminino' no Brasil, e mesmo após a proibição instituída pelo 'Conselho Nacional de Desportos (CND)' a esta ideia desses clubes baianos, encorajados que foram pela imprensa local, as formações de Bahia e Vitória entraram em campo neste dia 22 de outubro de 1956 para realizar um jogo histórico amistoso com dois tempos de trinta minutos.

A expectativa era tanta em torno deste primeiro clássico BA X VI feminino que o confronto de profissionais pelo Campeonato Baiano daquela temporada entre Galícia e Guarany ficou sendo o jogo preliminar daquela tarde em que o estádio da Fonte Nova lotou para ver o embate da dupla BaVi. Os ingressos da partida foram vendidos a preços populares, sendo metade do preço para as mulheres, e até mesmo o então prefeito de Salvador, o Sr. Hélio Machado, esteve presente no estádio.

Sendo assim, para esta partida o Vitória reuniu em seus quadros as principais atletas das outras modalidades do clube, como o vôlei, o atletismo e o basquete, enquanto o Tricolor copiava a ideia e assim ambos partiam prontos para realizarem esta partida histórica.

Além do triunfo das rubro-negras, a renda da partida que chegou a boa marca de 400 mil cruzeiros, foi revertida para o 'Instituto de Cegos' e pra 'Campanha contra o Câncer'. As atletas que mais se destacaram na partida também foram premiadas. O feito repercutiu como um acontecimento esportivo inédito em jornais da então capital federal – Rio de Janeiro -, como 'O Globo', 'Jornal dos Sports' e 'Sport Ilustrado'.

O JOGO

Após o pontapé inicial dado pela cantora Ivete Garcia, aos 18 minutos, 'Doramita', atleta oriunda do vôlei rubro-negro e principal destaque do jogo, marcou o primeiro tento da partida através de um chute de fora da área. Quatro minutos depois, 'Nilza' marcou o segundo, através de mais um chute fora da área.

Segundo Tempo


E aos 28 minutos do segundo tempo as Leoas marcaram o seu terceiro gol atraves da jogadora 'Laise'. Já ao Bahia, que não conseguiu se impor em campo, restou apenas o tento de honra marcado pela jogadora 'Lilita'.
Primeiro jogo do Bahia na história e o Primeiro BA X VI.
 
FOTOS:
 
As jogadoras rubro-negras e tricolores posando no gramado da Fonte Nova antes do início da partida, tendo ao lado o prefeito de Salvador 'Hélio Machado'.

Em um dos momentos do jogo, a jogadora rubro-negra Nilza chuta de fora da área contra a meta tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário