terça-feira, 20 de janeiro de 2015

ARAÚJO

ARAÚJO 
 

JOGADOR: Araújo
NOME: Antônio Araújo de Mello
DATA DE NASCIMENTO: 14 de fevereiro de 1924
LOCAL: Campina Grande-PB
DATA DE FALECIMENTO: 23 de abril de 2007
LOCAL: Patos-PB
POSIÇÃO: Atacante (Ponta-Direita)
PERÍODO: 1948 e 1949
ID CBF: 113
JOGOS:
GOLS: 
ORIGEM:
JOGO DE ESTREIA: Bahia 1 X 2 Galícia em partida pelo Campeonato Baiano de 1948 realizada no dia 19/12/1948.
JOGO DE DESPEDIDA:

CLUBES NA CARREIRA: Treze de Campina Grande-PB, Seleção de Patos-PB, Santa- Cruz-PE, Bahia, Patos-PB

TÍTULOS NO CLUBE 
 
* Campeão Baiano de 1948
 
OBSERVAÇÃO: Este jogador veio para o Bahia em 1948 vindo do Santa Cruz-PE onde tinha sido Campeão Pernambucano em 1947 e onde no ano seguinte se tornaria Campeão Baiano com o Tricolor da Boa Terra.
 
Nascido em Campina Grande em 14 de fevereiro de 1924, Araújo chegou a Patos-PB com cerca de doze anos e batia bola no campo do antigo Grupo Escolar Rio Branco, onde hoje fica o Fórum Miguel Sátiro, escola onde estudava, e em 1938 chamou a atenção do diretor do Ginásio Diocesano de Patos que assim o levou para estudar naquele colégio para estudar de graça.
 
Em 1945, enquanto servia ao Exército em Campina Grande-PB, Araújo chegou a jogar várias partidas pelo Treze, e de volta a Patos em 1946, participou de uma partida em que a seleção de Patos ganhou do Santa Cruz de Recife, por cinco a quatro, tendo Araújo marcado os cinco gols da seleção local. Este desempenho do jogador chamou a atenção da diretoria do Santa Cruz que o levou para jogar em Recife, tendo assim se tornado campeão pernambucano em 1947, jogando justamente pelo tricolor do Arruda.
 
De Recife foi então finalmente contratado pelo Esquadrão de Aço, clube pelo qual se tornaria campeão baiano em 1948. De volta à Paraíba, voltou a atuar pelo Treze, time pelo qual foi campeão paraibano várias vezes, sendo ainda hoje lembrado em Campina Grande como um dos maiores craques paraibanos de todos os tempos.
 
Em 1953, Araújo voltou definitivamente para Patos, onde exercia a profissão de alfaiate e jogava pelo Esporte Clube de Patos. Em Patos muitas vezes foi procurado pelos dirigentes dos mais diversos clubes para defender suas cores em partidas importantes, sendo levado até de avião, que muitas vezes, Araújo, exímio piloto, chegou a pilotar. Era muito frequente ser levado para Campina Grande, onde os trezeanos o idolatravam e faziam questão de vê-lo jogar pelo seu time, mesmo sem contrato profissional.
 
Da alfaiataria, Araújo passou ao comércio de calçados e material esportivo, época em que já casado com Dona Edite Leite, filha de Pedro Izidro, resolvera deixar os riscos do futebol para se dedicar por mais tempo à família. Para não perder o pique continuava a participar das partidas locais do Esporte de Patos, de cuja torcida era um verdadeiro ídolo, jogando no campo do Ginásio Diocesano que o revelara para o estrelato. Araújo ainda batia bola nas peladas do Campestre Clube no campo do Ginásio em partidas amistosas no início da década de sessenta.
 
Como comerciante era de uma integridade a toda prova.  Era lendário o seu preço fixo. Não adiantava “pedir menos” pois o preço dele era fixo e não tinha nenhuma intenção de enganar os clientes, como dizia. Participou de todos os movimentos sociais, esportivos, empresariais dos últimos cinqüenta anos, sendo uma referência pela sua integridade. Homem simples, nunca renegou suas amizades de campo de futebol, fosse um médico, um comerciante ou cidadão comum. Até os ex-companheiros de jogos e peladas que decaíram na bebida, recebiam dele uma palavra de estimulo e de carinho.
 
Do seu casamento com dona Edite Leite, nasceram quatro filhos: Marcos Araújo (várias vezes secretário de Educação do Município), Marconi Araújo (um grande artista que faleceu relativamente novo), Paulo de Tarso e Tarsiana. Todos formados e bem casados. Infelizmente, nenhum deles herdou do pai as qualidades de um grande jogador de futebol. Completo sob todos os aspectos. Um dos maiores orgulhos de Araújo era nunca ter sido expulso de um campo de futebol. Coisa raríssima, hoje como ontem, principalmente, para quem, como ele brigava, dentro da grande área, enfrentando os mais viris zagueiros do futebol nordestino.
 
Infelizmente em 23/04/2007 veio a falecer este que foi comerciante durante muitos anos com a loja de calçados e artigos esportivos, e na sua juventude um dos maiores craques do futebol nordestino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário