terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MARQUINHOS

MARQUINHOS

JOGADOR: Marquinhos
NOME: Marco Antônio da Silva
DATA DE NASCIMENTO: 05 de agosto de 1962
LOCAL: Brasília-DF
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Ponta-Esquerda
PERÍODO: 1987 à 1990
ID CBF: 86667
JOGOS:
GOLS:
ORIGEM: Divisão de Base do Ceilândia-DF
JOGO DE ESTREIA:
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA: Ceilândia-DF, Bahia, Cruzeiro-MG

TÍTULOS NO CLUBE

Campeão Baiano de 1987 e 1988 e Campeão Brasileiro de 1988

OBSERVAÇÕES: Formado nas Divisões de Base do Ceilândia-DF, Marquinhos era inteligente, articulado e observador, e assim este Brasiliense construiu uma história de sucesso desde que foi revelado pelo time do Ceilândia em 1981. No auge de sua carreira, Marquinhos foi campeão por onde passou. Fez parte do fantástico time do Bahia que foi campeão brasileiro de 1988. Naquele time, Marquinhos era uma das peças essenciais ao lado de Bobô e Charles para o técnico Evaristo de Macedo. Apesar do corpo franzino, isto não o impediu de ir marcando os seus gols e em 1990 foi artilheiro do Campeonato Baiano.

Com o Bahia e treinado por Evaristo de Macedo, Marquinhos foi campeão brasileiro após passar pelo Fluminense, na semi-final, e pelo Internacional, na final, ambos com resultados iguais: empate em 0 x 0 fora de casa e vitória por 2 x 1 na Fonte Nova. A epopeia do tricolor baiano (29 jogos, 13 vitórias, 4 vitórias nos pênaltis, 4 empates, 5 derrotas e 3 derrotas nos pênaltis, 33 gols pró e 23 gols contra) é saudosamente lembrada pela impressionante e fanática torcida do Baêa.

O sucesso no Bahia o levou ao Cruzeiro em 1991, juntamente com o centroavante Charles que chegou a ser chamado para a seleção brasileira e apontado por Maradona como um dos maiores craques da época.

No Cruzeiro, Marquinhos foi peça importante no time que foi campeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores da América. Essa competição reunia a nata do futebol sul-americano.

Perguntado certa vez sobre qual resultado lhe deu mais prazer em sua carreira, Marquinhos, com um sorriso no rosto, respondeu: ser campeão brasileiro com o Bahia, foi fantástico!

FOTOS:

Campeões Brasileiros de 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário