terça-feira, 20 de janeiro de 2015

RANULFO

RANULFO 
 
JOGADOR:
Ranulfo
NOME: Ranulfo Pereira Machado
DATA DE NASCIMENTO: 27 de maio de 1925
LOCAL: Ilhéus-BA
DATA DE FALECIMENTO: 
LOCAL: 
POSIÇÃO: Meia (Meia-Esqueda)
PERÍODO: 1948
ID CBF:
JOGOS:
GOLS: 
ORIGEM: Divisão de base do Brasil e do Santa Cruz de Ilhéus-BA.
JOGO DE ESTREIA: Bahia 0 X 2 Vasco-RJ em partida amistosa interestadual realizada no dia 22/06/1948.
JOGO DE DESPEDIDA:
CLUBES NA CARREIRA: Santa Cruz de Ilhéus-BA, Ypiranga-BA, Bahia, América-RJ, Portuguesa-SP, São Paulo-SP, Noroeste-SP, Bragantino-SP, Paranavaí-PR.

TÍTULOS NO CLUBE 
 
Nenhum
 
OBSERVAÇÃO: Jogador emprestado do Ypiranga-BA para partida amistosa interestadual. Esse jogador ganhou destaque jogando na categoria infantil da Liga Praiana de Ilhéus, por um time chamado Brasil. Mais tarde, Ranulfo jogou pelo Santa Cruz de Ilhéus, até ser encaminhado ao Ypiranga de Salvador.

No Ypiranga, Ranulfo assinou em 1948 o seu primeiro compromisso como profissional com os canários, vindo a participar do Campeonato Baiano daquele ano.  Em 1949 foi transferido para o América-RJ, apesar das enormes dificuldades colocadas pelos dirigentes do Ypiranga na liberação do jogador.

No time de Campos Sales, Ranulfo viveu sua fase mais produtiva e chegou ao vice-campeonato carioca de 1950. Era o termômetro do time jogando pela meia-esquerda, ao lado dos atacantes Walter ou Natalino, Maneco, Dimas e Jorginho. Com boas atuações durante o campeonato carioca, seu nome foi lembrado nas convocações do selecionado carioca na disputa do campeonato brasileiro de seleções. 

Prudente com o resultado dos bons contratos que assinou, Ranulfo guardava suas economias e tinha o sonho de ser comerciante de Automóveis, porem acabou se envolvendo com uma mocinha que era menor de idade e passou dos limites engravidando-a. No entanto, sem ter a certeza de que o filho era seu, Ranulfo resolveu se casar com outra mulher, levando os pais da jovem moça exigirem uma reparação dele, coisa que não houve por parte do jogador e assim Ranulfo acabou sendo denunciado por crime de sedução. Após o desenrolar do processo judicial, sem a devida assistência jurídica prometida pelo América, Ranulfo acabou sendo condenado e preso no Sanatório Penal de Bangu, onde viria fazer muitos amigos realizando partidas de futebol enquanto o tempo passava, e assim acabou tendo a pena amenizada por bom comportamento.

No segundo semestre de 1952, após ter deixado a prisão, Ranulfo foi contratado pela Portuguesa-SP, onde deu a volta por cima, mas também onde não permaneceu por muito tempo. Posteriormente Ranulfo assinou com o São Paulo-SP onde se sagraria Campeão paulista de 1953 e ainda jogaria pelo Noroeste de Bauru-SP, Bragantino-SP e Paranavaí-PR.

FOTO:

Jogador Ranulfo quando jogava pelo América-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário